A Cartografia Geomorfológica enquanto instrumento para o planejamento em áreas litorâneas: considerações a partir da região Costa das Baleias - Bahia - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v22i3.1805Palavras-chave:
Mapeamento Geomorfológico, Compartimentação, Estereoscopia DigitalResumo
Este trabalho teve como objetivo discutir a dinâmica geomorfológica litorânea e suas implicações para o gerenciamento adequado desses ambientes. Assim, a partir do mapeamento geomorfológico, apontam-se os processos morfodinâmicos que caracterizam os compartimentos do relevo e reitera-se aspectos importantes para o planejamento adequado destes terrenos. A área em estudo abrange a Região Costa das Baleias, constituindo-se em um exemplo típico de costa marcada pela presença de Tabuleiros Costeiros. Assim, a ausência de estudos desse tipo de costa, a qual ocorre com frequência no litoral nordestino, justifica a sua escolha e torna o trabalho uma contribuição efetiva para o estudo desses ambientes. O mapeamento geomorfológico teve como base fotografias aéreas na escala aproximada de 1:25.000, o qual foi complementado com informações de campo. Os resultados comprovam a predominância dos Tabuleiros Costeiros sustentados pelo Grupo Barreiras que concentram formas erosivas nas vertentes expostas a leste/sudeste. Salienta-se também a existência dos Terraços e Planícies Quaternárias, que apontam para morfologias ainda em fase de sedimentação, fato que determina limitações para o uso devido à instabilidade do terreno e a ocorrência de inundações periódicas. Desse modo, o trabalho apresentado pretende contribuir e subsidiar propostas de planejamento para o uso e a ocupação de Tabuleiros Costeiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.