GEOMORFOLOGIA DO SEMIÁRIDO: PROPOSTA METODOLÓGICA DE REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DO RELEVO EM ESCALA DE DETALHE
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v22i2.1527Palavras-chave:
Cartografia temática, Cartografia Geomorfológica, Depressão Sertaneja, Semiárido.Resumo
O desenvolvimento de uma cartografia do relevo em escala de detalhe no semiárido brasileiro apresenta diversos aspectos a serem considerados, de maneira a subsidiar consistentemente, pesquisas geomorfológicas em contextos locais. Nesse artigo, objetivou-se apresentar uma proposta metodológica de mapeamento geomorfológico de detalhe para setores cristalinos da Depressão Sertaneja semiárida, desenvolvida por meio de estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolveram a preparação da base de dados, análise de manuais de mapeamento geomorfológico pré-existentes, trabalhos de campo, elaboração de chave de interpretação e a representação gráfica das formas de relevo. Desse modo, foram representados atributos morfográficos e morfométricos do relevo, bem como a hidrografia, topografia, feições antrópicas, litologia, cronologia e elementos estruturais. O mapeamento geomorfológico elaborado contribuiu para o entendimento da organização espacial das formas de relevo nas áreas de estudo, além de contribuir com a interpretação dos fatos geomorfológicos. Assim, acredita-se que os procedimentos técnicos desenvolvidos podem ser aplicados em áreas com características semelhantes, ou ainda, serem adaptados a diferentes contextos no próprio semiárido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.