Equipe Editorial

Editor-Chefe

Leonardo José Cordeiro Santos – Departamento de Geografia, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Léo possui Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2000), com estágio sanduíche no Institut de la Recherche Agronomique (INRA), Rennes/França (1997-1998), Pós-Doutorado no Departamento de Geologia da Universidade do Minho (2011-2012), Braga/Portugal e Pós-doutorado no Centre Européen de Recherche et denseignement des Géosciences de lenvironnement (CEREGE), Aix-en-Provance/França (2017-2018) - (Bolsa CAPES-COFECUB 869/15). Foi presidente da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) no período de 2006 a 2008 e 2008 a 2010 e coordenador do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) do Departamento de Geografia (2008-2010). Foi membro suplente do Comitê de Assessoramento (CA-SA) na área de Geografia Física no CNPq (2012-2014) e membro titular (2014-2017 e 2020-2023). Foi membro da equipe de avaliação da Pós-Graduação da CAPES, área de Geografia (2012-2014). É editor-chefe da Revista Brasileira de Geomorfologia, coordenador brasileiro do programa CAPES-COFECUB (2020-2023) com o seguinte projeto: "REDE FRANCO-BRASILEIRA DE ESTUDO DAS MUDANÇAS GLOBAIS E EROSÃO DOS SOLOS NA ZONA INTERTROPICAL DO BRASIL", professor associado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Vice-Diretor do Setor de Ciência da Terra. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Pedologia.  

 

 

 

 

Editores Associados

Grace Bungenstab Alves – Universidade Federal da Bahia, Brasil 

Grace é professora de Geografia Física no Departamento de Geografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2014). Mestre (2010), Licenciada (2006) e Bacharel (2007) em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Na UFBA, coordenou o PIBID Geografia na UFBA (2017-2018), o Projeto de Extensão Trajetória dos Solos à Paisagem (2020), foi Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA, entre 4/2021 e 3/2023. Atualmente, integra a Rede de Estudos Avançados da Relação Solo e Paisagem (SOPA) e a Rede Baiana de Ciência do Solo, e divide a liderança do Grupo de Pesquisa Colapso - Natureza e Sociedade. Além disso, atua como secretária na diretoria da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) desde 2021, faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Geomorfologia (RBGeomorfologia) desde 11/2023, e coordena a comissão Gênese e Morfologia do Solo (1/2024), da Divisão I Solo no Espaço e no Tempo, do Núcleo Regional Nordeste, da SBCS. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Pedologia, Geomorfologia, Geografia Física Crítica, e Ensino de Geografia. Os principais temas pesquisados são: formação e evolução dos solos e relevo, gênese de paisagens tropicais, lateritas, evolução de paisagens semiáridas, risco de desastres naturais, Geografia no ensino básico e formação docente.

 

Édipo Henrique Cremon – Instituto Federal de Goiás, Brasil

Édipo é geógrafo pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre e Doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, com período de doutorado sanduíche na University of Exeter (Reino Unido). Recebeu o prêmio Jovem Geomorfólogo (2014) e melhor tese em geomorfologia (2016), conferido pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Goiás-IFG (Campus Goiânia) e atua principalmente nos temas: Machine learning aplicado a dados geográficos para análise ambiental e geomorfológica. 

 

Romario Trentin – Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Romario possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós-Doutorado em Geografia pela Le Mans Université, França (2021) pelo PrInt - Programa de Institucional de Internacionalização. Atualmente é professor titular do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco. 

 

Thais Baptista Rocha – Departamento de Geografia, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Thais é licenciada, bacharel e mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professora Adjunta do departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e vice-coordenadora do Laboratório de Geografia Física (LAGEF- UFF). A área principal de pesquisa é vinculada à Geomorfologia Costeira, com ênfase em Quaternário Costeiro, Gerenciamento Costeiro e de Recursos Hídricos. Atualmente participa do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF (Nível 6 - Capes), orientando alunos de mestrado e doutorado, que estão ancorados no Projeto de Pesquisa: Planícies costeiras no litoral fluminense: dinâmica, evolução e gerenciamento. Também é coordenadora do projeto de pesquisa: Índice de Vulnerabilidade Costeira (IVC) para avaliação dos impactos das mudanças climáticas no litoral do Rio de Janeiro (RJ), financiado pelo CNPq. Atualmente, é membro do conselho da Associação da União da Geomorfologia Brasileira (UGB), membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Geomorfologia (RBGeomorfologia); e coordenadora do curso de licenciatura em Geografia (UFF-Niterói). 

 

Assistência Editorial

Marianne Oliveira – Universidade Federal do Paraná, Brasil

Marianne formou-se em Geografia, e foi pesquisadora voluntária e estagiária na Universidade Estadual de Ponta Grossa, desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso para criação de um protocolo para identificação de feições erosivas em áreas agrícolas utilizando imagens aéreas de aeronaves remotamente pilotadas, nas áreas de Sensoriamento Remoto, SIG, Agricultura de Precisão e Processamento Digital de Imagem. Concluiu o mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em pesquisas relacionadas principalmente nos seguintes temas: Geografia Física, Processamento Digital de Imagem, Sensoriamento Remoto, Topografia, Sistemas de informação Geográfica e Geomorfologia. Atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) vinculada ao Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB).

 

Conselho Editoriall

Caroline Delpupo Souza, Instituto Federal de Minas Gerais, Brasil

Fernando Nadal Junqueira Villela, Universidade de São Paulo, Brasil

Jonas Otaviano Praça de Souza, Universidade Federa da Paraíba, Brasil

Luis Felipe Soares Cherem, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Rafael Albuquerque Xavier, Universidade Estadual da Paraíba, Brasil