AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS EROSIVOS NO PLANALTO OCIDENTAL PAULISTA: UM ESTUDO DE CASO EM BUSCA DAS INTERAÇÕES ESPACIAIS

Autores

  • Felipe Augusto Scudeller Zanatta Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, campus de Rio Claro (SP)
  • Cenira Maria Lupinacci Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, campus de Rio Claro (SP)
  • Marcos Norberto Boin Universidade Federal da Grande Dourados (MS)

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v18i4.1029

Palavras-chave:

processos erosivos, influência das variáveis, gráficos em rede.

Resumo

A preocupação com a erosão do solo, sobretudo em áreas rurais, vem aumentando em diversos países. Encontra-se a temática em pesquisas divulgadas em periódicos nacionais e internacionais, os quais indicam a influência significativa da ação humana na escala temporal dos fenômenos denudativos. Considerando o tema, o objetivo deste artigo é avaliar essa problemática na bacia do ribeirão Areia Dourada, localizada no município de Marabá Paulista (SP). Por meio do uso de dados advindos de diversos mapeamentos, informações sobre a região foram quantificadas e sistematizadas na forma de gráfico em rede. Assim, buscou-se avaliar a influência dos fatores físicos e da ação humana no desencadeamento e desenvolvimento das formas erosivas, considerando a área de estudo como um exemplo representativo da problemática erosiva no Oeste Paulista. O esquema de gráfico possibilitou aferir um grande volume de informações em um mesmo modelo, de modo a destacar que o uso da terra, sobretudo a pecuária, impacta de forma significativa no desencadeamento dos processos denudativos, indicando o caráter catalisador da ação humana, que generaliza a ação morfodinâmica. Contudo, os dados também demonstram que as formas erosivas só atingem nível de voçorocamento onde as características físicas sugerem maior predisposição a tais processos, como as concavidades das vertentes. Assim, considera-se que o uso do gráfico em rede possibilitou a avaliação das combinações entre as classes temáticas em que o processo erosivo se desenvolve com maior intensidade, bem como a influência da ação humana. Constatou-se que os fenômenos erosivos, muitas vezes, ocorrem em setores cujas características físicas não indicam potencialidade ao seu desenvolvimento, como o surgimento de feições erosivas lineares em setores de topo com energia do relevo fraca. Fatos como este se devem à ação do uso da terra, principalmente, no caso estudado, das pastagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Scudeller Zanatta, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, campus de Rio Claro (SP)

Possui graduação em Licenciatura (2009) e Bacharelado (2010) em Geografia pela FCT Unesp, campus Presidente Prudente. Mestre em geografia (2014) pelo IGCE Unesp, campus de Rio Claro. Tem experiência em geomorfologia, cartografia temática, erosão do solo e aplicação da legislação ambiental. Atualmente é Doutorando em Geografia pelo IGCE, Unesp, Campus de Rio Claro.

Cenira Maria Lupinacci, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, campus de Rio Claro (SP)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Geografia (1997), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e livre docência em Geomorfologia. Atualmente é professora doutora da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia geomorfológica, erosão e planejamento ambiental.

Marcos Norberto Boin, Universidade Federal da Grande Dourados (MS)

ossui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Experiência em prospecção mineral nos anos 1970, na DOCEGEO. Experiência no ensino superior, na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá, com aulas no Curso de Geologia, no final da década de 1970. No Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo ? IPT, na primeira metade da década de 1980, onde desenvolveu pesquisa mineral em granitos. Do ano de 2002 a 2014, trabalhou como Assistente Técnico de Promotoria no Ministério Público do Estado de São Paulo e de 2008 a 2015 na Universidade do Oeste Paulista ? UNOESTE, nos cursos de graduação em Geografia, Biologia, Química, Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira e Turismo . Docente do curso de Especialização em Gestão Ambiental e no Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Atualmente é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (MS)

Downloads

Publicado

01-10-2017

Como Citar

Zanatta, F. A. S., Lupinacci, C. M., & Boin, M. N. (2017). AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS EROSIVOS NO PLANALTO OCIDENTAL PAULISTA: UM ESTUDO DE CASO EM BUSCA DAS INTERAÇÕES ESPACIAIS. Revista Brasileira De Geomorfologia, 18(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v18i4.1029

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)