MORFOGÊNESE DA CHAPADA DAS MESAS (MARANHÃO-TOCANTINS): PAISAGEM CÁRSTICA E POLIGENÉTICA

Autores

  • Fernanda Pereira Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Augusto Rodrigues Salgado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Helen Nébias Barreto Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v18i3.1180

Palavras-chave:

Morfogênese, Carste, Chapada das Mesas, Maranhão/Tocantins

Resumo

A Chapada das Mesas, Maranhão/Tocantins, possui uma das paisagens mais fidedignas às unidades de chapadas no Brasil. Entretanto, esta região foi pouco estudada, principalmente em termos de gênese de sua paisagem. Neste contexto, insere-se o presente trabalho que analisou os processos que influenciaram na morfogênese da Chapada das Mesas através da correlação entre a litologia, morfoestrutura e o sistema de drenagem regional. Para tanto, os métodos de análise utilizados, foram: (a) parâmetros morfométricos, (b) mensuração de processos denudacionais de longo termo (10Be) e, (c) trabalhos de campo. Com base nas análises realizadas concluiu-se que a estrutura regional influenciou diretamente a configuração da drenagem pretérita e atual, potencializando a morfogênese dessa paisagem devido a processos internos associados a um antigo sistema de drenagem subterrânea típico de paisagens cársticas. Assim, torna-se possível afirmar que a morfogênese regional é mais complexa do que sugerem os modelos de evolução de longo termo para paisagens do tipo Chapada e, sendo assim, é necessário rever os conceitos teóricos acerca dos processos que envolvem a gênese e evolução dessas formas de relevo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Geografia pela UFU; Mestre em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG; Doutoranda em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG.

André Augusto Rodrigues Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Geografia pela UFMG; Mestre em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG; Doutor Em Evolução Crustal e Recursos Naturais/Geologia Ambiental pela UFOP; Doutor em Geociências pela Université d´Aix-Marseille III França; Professor Associado do Departamento de Geografia da UFMG.

Helen Nébias Barreto, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Geografia pela UFMG; Mestre em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG; Doutor Em Evolução Crustal e Recursos Naturais/Geologia Ambiental pela UFOP; Doutor em Geociências pela Université d´Aix-Marseille III França; Professor Adjunta do Departamento de Geociências da UFMA.

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

Martins, F. P., Salgado, A. A. R., & Barreto, H. N. (2017). MORFOGÊNESE DA CHAPADA DAS MESAS (MARANHÃO-TOCANTINS): PAISAGEM CÁRSTICA E POLIGENÉTICA. Revista Brasileira De Geomorfologia, 18(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v18i3.1180

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>