GEOMORFOLOGIA GRANÍTICA DO MACIÇO DE URUBURETAMA, CEARÁ, BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v20i2.1401

Keywords:

Geomorfologia, Granito, Etchplanação.

Abstract

O Maciço de Uruburetama, localizado na porção norte do Estado do Ceará, apresenta uma forte relação estrutural com seu modelado, o que se evidencia na exposição de macroformas e microformas graníticas, cuja origem e desenvolvimento estão associadas, predominantemente, ao intemperismo seletivo, tanto em subsuperfície como na superfície topográfica, condicionado pelas características do substrato, seguida da remoção do manto de alteração. Dessa forma, o presente estudo classifica e descreve as diferentes feições geomorfológicas com granito aflorante na área de estudo. A metodologia utilizada teve como base pesquisa bibliográfica referente às teorias de evolução geomorfológica, com ênfase na teoria da etchplanação; revisão bibliográfica sobre a gênese e evolução de relevos graníticos; trabalhos de campo e levantamentos cartográficos. As principais formas de relevos graníticas encontradas podem ser divididas em macroformas associadas ao desenvolvimento de inselbergs e bornhardts, e microformas associadas com blocos graníticos (boulders, caos de blocos, nubbins, tors e castle koppies), com formas de dissolução (tafoni, alvéolos, karren, gnammas e flared slopes) ou de fraturamento (split rock e polygonal cracking). Tais feições exibem grande singularidade geomorfológica e constituem peças fundamentais na compreensão da evolução paleoclimática e geomorfológica regional.

Downloads

Author Biography

Danielle Lopes de Sousa Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Geógrafa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos na UECE. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação (PROPGEO/UECE). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Cartografia e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise geoambiental, geomorfologia, cobertura vegetal e uso da terra, sensoriamento remoto, cartografia digital e sistemas de informações geográficas.

Published

2019-03-31

How to Cite

Lima, D. L. de S., Bastos, F. de H., Cordeiro, A. M. N., & Maia, R. P. (2019). GEOMORFOLOGIA GRANÍTICA DO MACIÇO DE URUBURETAMA, CEARÁ, BRASIL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 20(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v20i2.1401

Issue

Section

Articles

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

> >>