GEOMORFOLOGIA DO NORDESTE SETENTRIONAL BRASILEIRO: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v21i1.1447

Palavras-chave:

Geomorfologia. Mapeamento geomorfológico. Nordeste do Brasil

Resumo

No Nordeste setentrional brasileiro, as formas de relevo têm sido classicamente descritas como resultantes de sucessivos ciclos de aplainamento. Nessa perspectiva, são interpretadas como resíduos dos processos de pediplanação conduzida por climas secos. Essa ênfase morfoclimática, foi responsável por grandes avanços da geomorfologia do Quaternário através de estudos sedimentológicos associados, sobretudo aos depósitos correlativos. Nesse trabalho, pretende-se incorporar dados estruturais que subsidiem a interpretação e a classificação das formas de relevo segundo seus processos geradores. Esses processos incluem fatores estruturais ligados à tectônica e a deformação do embasamento. O trabalho tem por objetivo propor uma classificação de mapeamento geomorfológico com um enfoque multiprocessual e multiescalar para a referida área. A metodologia foi pautada na análise de dados geológicos, geomorfológicos e averiguações de campo, o que contribuiu para o desenvolvimento de uma taxonomia do relevo organizada em classes de Macroescala, como as Formas Denudacionais, Circudenudacionais e Agradacionais; de Mesoescala, com as Unidades Geomorfológicas; e de Microescala, com as Formas de Abrangência Espacial Restrita. Tais unidades são aqui apresentadas segundo os processos geradores responsáveis, com ênfase na estrutura, no processo e nas formas, sendo assim, uma classificação didática e que visa suprir a carência de classificações regionais de caráter genético e evolutivo para essa porção do Nordeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Ricardo Fernandes da Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Doutor em Geografia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - Uni-CV. É Licenciado (2012) e Mestre (2014) em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista de Iniciação Científica com o projeto Megageomorfologia e Geomorfologia Costeira do Nordeste Setentrional Brasileiro (Ceará e áreas adjacentes do Rio Grande Norte e Paraíba), com ênfase nos estudos sobre geomorfologia fluvial no sertão de Crateús e áreas adjacentes. Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, na modalidade Apoio Técnico (AT). É pesquisador do Laboratório de Geomorfologia da UNIMONTES, atuando principalmente na área da geografia física com ênfase em geomorfologia, análise ambiental em áreas degradadas/desertificadas, fragilidade ambiental e sítios urbanos.

Rubson Pinheiro Maia, Universidade Federal do Ceará

Geógrafo (UECE), Mestre em Geografia Física com ênfase em Geomorfologia (UFC), Doutor em Geodinâmica e Geofísica (UFRN). Atua na área de Geomorfologia com ênfase em Morfotectônica. Possui trabalhos nas áreas de morfotectônica de ambiente cárstico, em sistemas fluviais, em zonas de deformação e em maciços cristalinos. Participou do projeto de Mapeamento Geológico-Geomorfológico da Folha SB-24-X-D-I (Mossoró-RN) financiado pela CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e do projeto de mapeamento/caracterização do carste (Porocarste) na Bacia Potiguar financiado pela Petrobrás. Participa do projeto Porocarste 3D financiado pela Shell. Integra o INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) na área de Estudos Tectônicos. Ministrou disciplinas ligadas às Geociências na UFC (2005) UECE (2006/2007), FATEC-CE (2006/2008), UFRN (2011/2013). Atualmente é Professor de Geomorfologia da Universidade Federal do Ceará.

Lucas Lopes Barreto, Universidade Federal do Ceará

Estudante graduado na modalidade de Licenciatura em Geografia em 2012 pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e atualmente está no programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC, tendo como área de pesquisa a Geografia Física, especificamente na Geomorfologia, Pedologia e Análise Ambiental. Integrante dos Laboratório de Pedologia e Análise Ambiental (LAPED).

Vanda Carneiro de Claudino Sales, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui bacharelado em Geografia pela Universidade de Brasília, especialização em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo, doutorado em Geografia Ambiental pela Universidade Paris-Sorbonne e Pós-Doutorado em Geomorfologia Costeira pela Universidade da Flórida (USF). Professora Associado aposentada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi professora visitante do Departamento de Geografia da Universidade Paris-Sorbonne em 2007 e do Departamento de Geociencias da Universidade do Sul da Flórida em 2006, 2008 e 2009. Foi pesquisadora 1D do CNPq. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Costeira e Litorânea, Geomorfologia Estrutural, Megageomorfologia, Geomorfologia Ambiental. Atualmente eh professora visitante da Universidade Estadual Vale do Acarau e Vice-Presidente Regional da fundacao de pesquisa americana CERF (Coastal Education and Research Foundation).

Downloads

Publicado

01-01-2020

Como Citar

Fernandes da Costa, L. R., Maia, R. P., Barreto, L. L., & Claudino Sales, V. C. de. (2020). GEOMORFOLOGIA DO NORDESTE SETENTRIONAL BRASILEIRO: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 21(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v21i1.1447

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>