UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITE LANDSAT PARA ANÁLISE DA VARIABILIDADE MORFOLÓGICA DE PONTAIS ARENOSOS NA PLANÍCIE COSTEIRA DE CARAVELAS (NE DO BRASIL)

Autores

  • Isabela Fortes de Azevedo Subsea7
  • Breylla Campos Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Josefa Varela Guerra Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v17i4.843

Palavras-chave:

geomorfologia costeira, sensoriamento remoto, processos costeiros

Resumo

Em áreas extensas o levantamento de dados geológicos e oceanográficos de forma multitemporal e sinótica envolve altos custos financeiros, bem como tempo necessário para sua realização. No Brasil, observa-se a fragmentação das informações disponíveis acerca dos ecossistemas costeiros e oceânicos, em grande parte devido à combinação de sua grande extensão territorial e a escassez de recursos, contexto no qual a aplicação de técnicas de sensoriamento remoto pode ser a chave para acelerar a aquisição de uma ampla gama de dados ao longo do litoral. Neste artigo, imagens de satélite adquiridas com os sensores Landsat TM e ETM+ foram empregadas como ferramentas no estudo da variabilidade temporal da morfologia costeira em áreas caracterizadas por forte dinâmica sedimentar. Foram utilizadas cinco imagens multiespectrais entre os anos de 1987 e 2001, realizando-se o mapeamento da linha de costa ao longo da planície costeira de Caravelas (BA). O trabalho foca em quatro setores da área de estudo que apresentaram substanciais mudanças morfológicas durante o período de 15 anos: a Ponta do Catoeiro, a foz dos rios Jucuruçu e Itanhém e a ilha Pontal do Sul. Esta última, foi a única área em que se observou predomínio de processos erosivos, que resultaram em um significante decréscimo em sua área subaérea (~458.291 m2). Os outros três setores apresentaram tendência de progradação, relacionada ao crescimento lateral dos pontais arenosos da ordem de 1,2 a 1,3 km e aumento da área subaérea. Comparações entre os resultados aqui reportados e os de outros estudos conduzidos na área de estudo mostram que o uso de imagens de satélite na caracterização de mudanças geomorfológicas em regiões com presença de pontais arenosos é altamente recomendado e produz resultados confiáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Fortes de Azevedo, Subsea7

Oceanógrafa da Subsea7

Breylla Campos Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia

Departamento de Oceanografia Geológica (FAOC - UERJ)

 

Josefa Varela Guerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Doutora do Departamento de Oceanografia Geológica da Faculdade de Oceanografia da UERJ

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Fortes de Azevedo, I., Campos Carvalho, B., & Varela Guerra, J. (2016). UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITE LANDSAT PARA ANÁLISE DA VARIABILIDADE MORFOLÓGICA DE PONTAIS ARENOSOS NA PLANÍCIE COSTEIRA DE CARAVELAS (NE DO BRASIL). Revista Brasileira De Geomorfologia, 17(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v17i4.843

Edição

Seção

Artigos