Estimativas das alterações de longo prazo na linha de praia do Litoral Oriental do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil

Autores

  • Maria de Fátima Alves de Matos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Venerando Eustáquio Amaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ada Cristina Scudelari Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sílvia Baracho Rosado Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v23i1.1953

Palavras-chave:

Erosão Costeira, Gestão Costeira, Mudanças Climáticas

Resumo

Falésias marinhas ativas e praias arenosas são ecossistemas costeiros altamente dinâmicos, portanto, rápida e intensamente afetados por processos erosivos em escalas temporais de curto a longo prazo, conduzindo a impactos irreversíveis nos demais ecossistemas da orla marítima. Conhecer e quantificar os processos envolvidos nessa dinâmica é de fundamental importância para o eficiente gerenciamento costeiro. Este artigo investiga as modificações ocorridas nas linhas de praia do Litoral Oriental do Estado do Rio Grande do Norte nas últimas três décadas (entre 1988 e 2018) e discute os processos costeiros envolvidos, por meio da quantificação de taxas médias e máximas de erosão e acreção na linha de praia, com base no processamento digital de imagens multiespectrais de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas. Na avaliação comparativa das mudanças nas linhas de praia considerou os erros e incertezas inerentes à resolução espacial de imagens de sensoriamento remoto, técnicas de georreferenciamento e procedimentos de extração de cada linha de praia nas análises estatísticas utilizando os módulos do Digital Shoreline Analysis System. Os resultados mostram balanço final erosivo para cerca de 45% das linhas de praia nas três últimas décadas. As taxas médias de variação das linhas de praia indicam recuos da ordem de -1,20 m/ano e acreção de 1,71 m/ano. Logo, a magnitude da erosão é expressiva, com trechos assinalando máximos de acreção em 19,5 m/ano e de erosão da ordem de -2,76 m/ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Alves de Matos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC/UFRN) e do Laboratório de Geotecnologias Aplicadas Modelagens Costeira e Oceânica (GNOMO)

Atua na área de Geodinâmica, com ênfase em Modelagem de Ondas Oceânicas, Hidrodinâmica Costeira, Sensoriamento Remoto e Geotecnologias Aplicadas.

 

Venerando Eustáquio Amaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil da UFRN

Coordenador do Laboratório de Geotecnologias Aplicadas, Modelagens Costeira e Oceânica (GNOMO) do Departamento de Engenharia Civil da UFRN. Coordenador Geral da Rede Cooperativa Norte-Nordeste de Pesquisa no Monitoramento Ambiental de Áreas sob Influência da Indústria Petrolífera (Rede 05-PETROMAR, entre 2001 e 2015, financiada pelo CTPETRO-FINEP/PETROBRAS/CNPq). Atua em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGe) da UFRN. É pesquisador sênior em Geociências e Geofísica, com ênfase nas Geotecnologias Aplicadas (Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informações Geográficas, Processamento Digital de Imagens, Banco de Dados Georreferenciados e Geodésia de Precisão), Análise de Riscos e Monitoramento Ambiental de Áreas Costeiras e Estuarinas.

Ada Cristina Scudelari, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da UFRN

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Modelagem Hidrodinâmica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão costeira, caracterização e diagnóstico ambiental e métodos numéricos.

Sílvia Baracho Rosado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheira Ambiental pelo Departamento de Engenharia Ambiental da UFRN

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Matos, M. de F. A. de, Amaro, V. E., Scudelari, A. C., & Rosado, S. B. (2022). Estimativas das alterações de longo prazo na linha de praia do Litoral Oriental do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. Revista Brasileira De Geomorfologia, 23(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v23i1.1953

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>