Geomorfologia Brasileira: Análise bibliométrica da produção de alto impacto no quinquênio entre 2016-2020

Autores

  • Maíra Oneda Dal Pai Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná
  • André Augusto Rodrigues Salgado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Pereira Martins Instituto Federal de Goiás - Campus Valparaíso.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v23i3.2163

Palavras-chave:

Produção Científica, Cooperação Institucional, Redes, Brasil

Resumo

O trabalho analisa a produção geomorfológica brasileira em quatro periódicos de alto fator de impacto no período entre 2016 e 2020, um nacional e três internacionais. Objetivou traçar a evolução dessa produção, bem como verificar as redes de cooperação nacionais e internacionais geradas através das publicações. Os resultados demonstraram um aumento na produção brasileira nacional e, principalmente, internacional, permitindo maior participação na produção científica global em relação ao quinquênio anterior. Além do quantitativo geral de publicações, houve um reposicionamento das unidades federativas quanto à produção internacional. São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais continuam sendo importantes, mas merecem destaque os estados do Pará e do Rio Grande do Sul que duplicaram sua produção. Comparado aos quinquênios anteriores, foi constatado ainda um aumento na cooperação entre pesquisadores de instituições diferentes. As redes de cooperação nacional e internacional mostraram que as instituições mais relevantes para a produção são justamente aquelas com maior número de colaborações e diversidade de colaborações. Porém, apesar do desenvolvimento no âmbito internacional, o percentual da contribuição do Brasil na produção global total ainda é pequeno. Sendo assim, o desenvolvimento de mais cooperações parece ser o caminho mais promissor para mudar este cenário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Oneda Dal Pai, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná

Mestra e bacharel, ambos na Geografia da Universidade Federal do Paraná. Faz parte do Laboratório de Biogeografia e Solos (LABS). Trabalha principalmente nas áreas de: Geomorfologia, Pedologia, Planejamento Ambiental e Ensino de Geografia. 

André Augusto Rodrigues Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Geografia pela UFMG; Mestre em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG; Doutor Em Evolução Crustal e Recursos Naturais/Geologia Ambiental pela UFOP; Doutor em Geociências pela Université d´Aix-Marseille III França; Pós-doutor em Geociências pelo CEREGE- França. Professor Associado do Departamento de Geografia da UFMG.

Fernanda Pereira Martins, Instituto Federal de Goiás - Campus Valparaíso.

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (2011). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Doutorado) da Universidade Federal de Minas Gerais (2014-2018). Tem interesse em pedologia de regiões de clima tropical e geomorfologia de longo-termo. Atualmente é Docente no Instituto Federal de Goiás - Campus Valparaíso.

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

Dal Pai, M. O., Salgado, A. A. R., & Martins, F. P. (2022). Geomorfologia Brasileira: Análise bibliométrica da produção de alto impacto no quinquênio entre 2016-2020. Revista Brasileira De Geomorfologia, 23(3), 1753–1765. https://doi.org/10.20502/rbg.v23i3.2163

Edição

Seção

Nota Técnica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>