USO DE VANT E GEOPROCESSAMENTO PARA CÁLCULO DE SOLO ERODIDO EM VOÇOROCA LOCALIZADA NO DISTRITO DE AMADEU AMARAL. MARÍLIA/SP - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v21i4.1818Palavras-chave:
Cálculo de volume, Modelo digital do terreno, Erosão linearResumo
O solo é um recurso natural fundamental para a produção de alimentos, que é afetada diretamente devido a sua degradação, sendo que a erosão é uma das principais causas associadas, com quantificação ainda é estudada, devido à complexidade dos processos erosivos. Ferramentas de geoprocessamento são utilizadas como uma forma de análise, nas quais o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) tem se destacado por sua alta eficiência e custo relativamente baixo. Considerando isso, esse artigo buscou estimar o solo erodido em voçoroca localizada no distrito de Amadeu Amaral, Marília/SP – Brasil. Para isso, foi calculado o volume da erosão utilizando dados do aerolevantamento com VANT e ferramentas de geoprocessamento do software QGis. Estimou-se que foram perdidos cerca de 19.664,61 m³ de solo, aproximadamente 34.806,35 t, pelo voçorocamento, resultado esse que, apesar de erros inerentes à metodologia empregada, apresenta uma ordem de grandeza para a quantidade de solo erodido. Assim, além dessa estimativa, a metodologia mostrou possibilidade de ser utilizada para monitoramento da área, que possibilitaria uma melhor compreensão desses processos e obtenção de modelos de predição dessas erosões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.