VARIAÇÕES DO NÍVEL RELATIVO DO MAR DURANTE O HOLOCENO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO UNA, REGIÃO DE CABO FRIO - RIO DE JANEIRO: ASPECTOS SEDIMENTOLÓGICOS, FACIOLÓGICOS E GEOCRONOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v18i1.1039Palavras-chave:
Variações do nível relativo do mar, registros geológicos, perfis estratigráficos e datação ao radiocarbono.Resumo
As Flutuações do nível do mar e mudanças climáticas durante o Holoceno foram importante para construção e evolução das paisagens sedimentares costeiras. As variações do nível relativo do mar são identificadas através de indicadores geológicos, biológicos e arqueológicos. Objetiva-se identificar indicadores geológicos dessas variações na bacia hidrográfica do rio Una, região dos Lagos Fluminenses, Rio de Janeiro. Como procedimento metodológico elaborou-se seis perfis estratigráficos em diferentes pontos, envolvendo, análises sedimentológicas e faciológicos, combinadas, em todas as fases da pesquisa, a um controle sistemático de campo. Em laboratório elaborou-se tabelas de fácies sedimentares, contendo atributos referente a diagnose, cor, geometria, contato, estrutura sedimentar e conteúdo fossilífero. As idade obtidas ao radiocarbono variam entre 6330 a 4.800 cal anos A.P. Resultados sugerem que o processo sedimentar mais representativo em termos de conteúdo fossilífero foram deposições de conchas de moluscos no optimum climático holocênico, definido como periodo interglacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.