Registro Sedimentar de Ciclones Extratropicais no Início do Século XX na Região dos Lagos Fluminenses, Sudeste do Brasil: Análise de Dados Multi-Proxies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v23i2.2030

Palavras-chave:

Ciclone extratropical, Análise Multiproxy, Pântanos Costeiros, Região dos Lagos Fluminenses

Resumo

Ciclones são agentes meteorológicos-oceanográficos, responsáveis por mudanças rápidas nos padrões de erosão e deposição de sedimentos nas zonas costeiras. O setor oeste do Oceano Atlântico Sul, próximo à costa leste da América do Sul é favorável à gênese de ciclones extratropicais. No litoral do Estado do Rio de Janeiro, a passagem de ciclones, ocorre de forma episódica, acarretando inundações costeiras e impactos ambientais sobre a infraestrutura urbana local. O presente artigo, objetiva investigar o registro sedimentar ciclogênico em camadas de lamas orgânicas superficiais de pântanos costeiros desse segmento de litoral brasileiro. Procedimentos metodológicos incluem análises de dados multi-proxies, envolvendo, testemunhagem, padrões granulométricos, perfis faciológicos, tratamento palinológico, interpretação de lâminas delgadas de palinomorfos, complementadas por técnicas geocronológicas de percentual de carbono moderno - pMC e isótopos estáveis de carbono. Resultados obtidos em testemunhos posicionados a 0,5 m acima do nível médio do mar, à 1,0 km da linha de praia, sugerem inundação marinha de grande proporção no início do século XX na área ocupada pela Marina Porto Búzios, Armação dos Búzios - Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caíque Lima Cabral, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Caíque Lima Cabral

Geólogo | M.Sc. Geologia Costeira, Sedimentologia e Meio Ambiente.Doutorando no PPGL - Programa de Pós-graduação em Geologia UFRJ.LAGECOST - Laboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia & Meio Ambiente.

João Wagner Alencar Castro, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Prof. Dr. João Wagner Alencar Castro
Departamento de Geologia e PaleontologiaLaboratório de Geologia Costeira, Sedimentologia & Meio Ambiente (Museu Nacional) Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

Cabral, C. L., & Castro, J. W. A. (2022). Registro Sedimentar de Ciclones Extratropicais no Início do Século XX na Região dos Lagos Fluminenses, Sudeste do Brasil: Análise de Dados Multi-Proxies. Revista Brasileira De Geomorfologia, 23(2), 1304–1316. https://doi.org/10.20502/rbg.v23i2.2030

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)