A MECÂNICA DO TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO NO ESTUÁRIO DO RIO MACUSE, MOÇAMBIQUE, AFRICA ORIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v18i1.830Palavras-chave:
Estuário de Macuse, ELCOM_CAEDYM e Transporte de sedimentos suspensosResumo
O presente trabalho consiste no estudo da mecânica do transporte de sedimentos em suspensão no estuário do rio Macuse em Moçambique, costa sudeste Africana. Os procedimentos metodológicos basearam-se em levantamentos geomorfológicos e oceanográficos definidos em 42 estações devidamente georreferenciadas. Realizou-se medições de correntes de marés in situ através de correntômetro e marégrafo-RBRduo, fixos na estação do porto de Macuse. O trabalho de campo compreendeu dois períodos: o período de 17 a 19 de novembro de 2013 e 16 a 21 de novembro de 2014. Os sedimentos em suspensão foram coletados com garrafa de Naskin específica para a coleta de sedimentos na lȃmina de água. Os sedimentos foram filtrados a partir de um papel de fibra de 47µm numa bomba de vácuo, e medidos numa balança eletrônica. Conduziu-se uma simulação hidrodinâmica através de um modelo tridimensional ELCOM-CAEDYM entre novembro de 2013 e novembro de 2014. A calibração e validação dos resultados simulados foram realizadas por meio de uma comparação com os dados coletados em campo. Os resultados indicam que os sedimentos em suspensão no estuário do rio Macuse são dependentes das correntes geradas por marés sob efeito da circulação hidrodinâmica cíclica e do tamanho de sedimentos transportados. As concentrações dos sedimentos simulados sugerem a ocorrência de assoreamento por frações muito finas variando entre silte e areia muito fina na escala de wenthworth, associada às zonas de fluxo inferior a 0,1m s-1. A aplicação do modelo ELCOM-CAEDYM mostrou um desempenho satisfatório na produção de resultados da concentração de sedimentos suspensos que variaram entre ~100 g l-1 e ~300 g l-1 nos períodos de marés enchentes e vazantes. O desempenho satisfatório do modelo mostrou suas adequabilidades e robustez na predição de futuros cenários da mecânica de transporte envolvendo processos geológicos, geomorfológicos e oceanográficos no estuário de Macuse e no mundo.
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