Superfícies geomórficas poligenéticas no contexto das paisagens do oeste paranaense
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v23i3.2108Palabras clave:
superfícies geomórficas, Planalto Basáltico, controle tectônico, litoestruturaResumen
Os processos formadores e a evolução de superfícies geomórficas ainda permanecem pouco conhecidos no oeste do Paraná, setor ocidental do Planalto Basáltico da Bacia Sedimentar do Paraná (PBBSP). Assim, o objetivo deste artigo foi identificar e investigar a evolução de superfícies geomórficas na paisagem do extremo oeste paranaense. Perfis de varredura (topográficos) foram elaborados para avaliar interações tecto- litoestruturais/climáticas na elaboração/desmantelamento das cinco superfícies geomórficas identificadas na área do estudo. Trabalhos de campo confirmaram a distribuição das cinco superfícies, presença de perfis de intemperismo, dissecação do relevo e arranjo litoestrutural. As superfícies S1, 780-625 m de altitude, e S2, 625-460 m, apresentaram formas planas e solos profundos (Latossolos Vermelhos férricos). A superfície S3 (460-
370 m) é composta de solos profundos (Latossolos e Nitossolos Vermelho férricos) e rasos (Cambissolos Háplicos e Neossolos Regolítiocs e Litólicos). As superfícies S4 (370-290 m) e S5 (290-180 m) ocorreram nos setores rebaixados da paisagem e são recobertas por formações superficiais possivelmente associadas ao desmantelamento das superfícies S1, S2, e S3. A formação e evolução das cinco superfícies geomórficas esteve atrelada à diferenciação litoestrutural dos membros litológicos do Grupo Serra Geral, atuação tectônica mediante à reativação de falhas e perturbação da rede de drenagem (mudança do nível de base), processos de etching/stripping e recuo de vertentes. Por fim, a sobreposição de fatores tecto-litoestruturais e climáticos deve ser considerada na poligenia de superfícies geomórficas na paisagem regional do oeste do Paraná.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Brasileira de Geomorfologia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.