Automated analysis of landforms of the Paraguaçu River Basin / Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v22i3.1980

Palabras clave:

Geomorfologia, Geomorfometria, Cartografia, Geomorphons

Resumen

A morfologia do relevo é o resultado da ação das forças tectônicas e dos agentes da superfície terrestre que ao longo do tempo desenvolvem formas diferentes. O geoprocessamento e o SIG permitem aplicar uma proposta de classificação do relevo adaptada para o ambiente informatizado. O objetivo do trabalho é analisar o relevo da bacia hidrográfica do rio Paraguaçu, no estado da Bahia. O relevo foi caracterizado em ambiente computacional quanto às altitudes, amplitudes e declividades e os elementos de relevo foram caracterizados por meio do intercruzamento entre as litologias, altitudes e formas do relevo. Foram definidas dez unidades de relevo com base nas respectivas morfologias e morfometrias. Conclui-se que a bacia possui uma assimetria importante associada à distribuiçãodos afluentes do rio principal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ludimila de Oliveira de Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luís Eduardo de Souza Robaina, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Romario Trentin, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria

Descargas

Publicado

2021-06-28

Cómo citar

de Amorim, L. de O., de Souza Robaina, L. E., & Trentin, R. (2021). Automated analysis of landforms of the Paraguaçu River Basin / Bahia. Revista Brasileira De Geomorfologia, 22(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v22i3.1980

Número

Sección

Artigos