Uma breve história sobre o tanque natural fossilífero Jirau 01 - Vale da Megafauna de Itapipoca (CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v25i1.2502

Palavras-chave:

Tanque fossilífero, Relevo granítico, Etchplanação., Semiárido Brasileiro, Quaternário

Resumo

O tanque natural fossilífero Jirau 01, localizado no município de Itapipoca (CE), desponta como uma das principais referências em pesquisas geocientíficas sobre o preenchimento de depósitos quaternários no Semiárido do Brasil. Embora muito já tenha sido esclarecido em relação à camada fossilífera, é interessante destacar que o depósito de tanque corresponde a uma pequena fração da complexa história geomorfológica desta depressão natural. No presente trabalho, buscou-se a elaboração de um modelo evolutivo do tanque Jirau 01, sendo apresentado através de bloco-diagramas as distintas fases ou estágios de desenvolvimento do tanque fossilífero. O modelo baseou-se na reunião de dados obtidos em campo, tais como avaliação da morfologia interna da depressão; análise do preenchimento sedimentar do depósito de tanque; e da análise integrada entre lineamentos estruturais extraídos de imagens de alta resolução e modelos digitais de elevação, ambos adquiridos por Remotely Piloted Aircraft (RPA). Desse modo, a sequência evolutiva constitui um ensaio no que se refere a reconstituição dos processos geológico-geomorfológicos, tendo em vista os condicionantes geoambientais, que atuaram na origem e na conformação do tanque natural fossilífero Jirau 01, no Vale da Megafauna de Itapipoca, durante o Quaternário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Rodrigues Waldherr, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional (MN/UFRJ). Bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Trabalhou no Observatório Nacional no período de 2010-2012 na elaboração de mapas de campo para pesquisas da Coordenação de Geofísica (ON). Durante a graduação participou como integrante do grupo de pesquisa MorfoTektos (PUC-RJ e UERJ), contribuindo com publicações nas linhas de pesquisa relacionadas a evolução geomorfológica da paisagem. Em janeiro de 2011 auxiliou, como voluntário, no mapeamento emergencial das cicatrizes nas localidades de Nova Friburgo e Teresópolis após a passagem dos eventos catastróficos que atingiram a Região Serrana Fluminense, recebendo apoio do Grupo de Pesquisa de Geotecnia Ambiental do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio e do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos (NADE) do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ). No período de 2012-2013 estagiou na Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Projeto Caminhos Geológicos (MEC/UERJ/PROEXT) e no Mapeamento Geológico do Estado do Rio de Janeiro (PRONAGEO). Atualmente é integrante do TEKTOS - Grupo de Pesquisa em Geotectônica da UERJ; do NEQUAT - Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno (IGEO/UFRJ); do Taphonomy and Stratigraphic Paleobiology Research Group (UERJ/CNPq); e do Grupo de Pesquisa ''Geodiversidade e Memória da Terra'' (IGEO/UFRJ). Atua principalmente na área de Geomorfologia Continental, Geomorfologia Granítica, Paleogeomorfologia, Geologia e Paleontologia do Quaternário.

Downloads

Publicado

25-03-2024

Como Citar

Waldherr, F. R., Silva, T. M. da ., Ximenes, C. L. ., Araújo-Júnior, H. I. de ., & Rodrigues, S. W. de O. . (2024). Uma breve história sobre o tanque natural fossilífero Jirau 01 - Vale da Megafauna de Itapipoca (CE). Revista Brasileira De Geomorfologia, 25(1). https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v25i1.2502

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)