Diferenciação de ambientes de sedimentação glaciais e vulcânicos na ilha Deception (Arquipélago Shetland do Sul, Antártica)
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v24i3.2274Palavras-chave:
Sedimentologia, Antártica Marinha, Ambientes GlaciaisResumo
As ilhas do arquipélago Shetland do Sul apresentam rápidas mudanças ambientais decorrentes das condições climáticas, promovidas pelo aquecimento regional registrado nas últimas décadas. A ilha Deception, localizada no arquipélago, é a mais meridional das ilhas Shetland do Sul e contém o maior vulcão ativo da Antártica Marítima. As últimas erupções subglaciais que ocorreram entre 1969 e 1970 afetaram o balanço de massa das geleiras locais. Este estudo buscou evidências de processos ambientais na ilha Deception por meio da análise sedimentológica e medições de propriedades físicas em testemunhos sedimentares marinhos. Os resultados dos sedimentos referentes ao cone vulcânico submerso Ferraz Peak indicam a granulometria predominante em silte arenoso que se diferenciou das outras áreas que predominam em silte argiloso. O parâmetro da susceptibilidade magnética sugere valores de distinção entre a sedimentação de origem vulcânica (>150 SI x 10^-5), marinha e glacial (< 120 SI x 10^-5). Dados geoquímicos apresentaram teores maiores de Fe-Mn que sugerem mineralização hidrotermal submarina nos sedimentos do cone vulcânico Ferraz Peak. Portanto, as características sedimentares da ilha apresentam a dinâmica sedimentológica e as variabilidades ambientais da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.