CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DAS ÁREAS LIVRES DE GELO NA MARGEM LESTE DO CAMPO DE GELO WARSZAWA, ILHA REI GEORGE, ANTÁRTICA MARÍTIMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v20i2.1433

Palavras-chave:

processos geomorfológicos glaciais, mudanças ambientais glaciais, sistemas proglaciais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar as feições deposicionais de mesoescala marginais ao gelo e os processos geomorfológicos relacionados aos ambientes proglaciais das geleiras Ecology, Sphinx, Baranowski, Tower e Windy, localizadas na margem leste do campo de gelo Warszawa na Ilha Rei George, Antártica (62°12’0” S - 58°30’0” W). A análise geomorfométrica, através do TANDEM-X de resolução espacial de 8 m, possibilitou verificar que há o predomínio das classes de elevação entre 100 e 200m na área total de estudo, as áreas livres de gelo correspondentes as geleiras Tower e Sphinx possuem os maiores valores de declividade. O mapeamento geomorfológico das áreas livres de gelo foi obtido através da análise visual em imagens Sentinel-2 (verão 2018) e WorldView-2 (verão 2014). A retração das geleiras tem levado a formação de ambientes proglaciais dinâmicos, com exposição de geoformas, como morainas laterais, frontais de recessão, latero-frontais, eskers, além de corpos hídricos como lagos e lagunas, canais de drenagem entrelaçados ou não. As formas de relevo deposicionais glaciais estão sob influência da alta atividade paraglacial. O ambiente proglacial apresenta uma completa transição paraglacial, há predomínio conforme se distancia das margens frontais das geleiras (ambientes proglaciais II e III), pois a influência glacial é predominante na paisagem na margem das geleiras (ambiente proglacial I). As geleiras Tower e Sphinx possuem os ambientes I de menores dimensões, devido ao perfil mais íngreme. As feições mapeadas resultaram na reconstrução glacial e a descontinuidade da moraina latero-frontal mais externa evidenciaram condições de término marinho para todas as geleiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiva Perondi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Polar e Climático, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Kátia Kellem Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto, Centro Polar e Climático, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rosemary Vieira, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

Perondi, C., Rosa, K. K., & Vieira, R. (2019). CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DAS ÁREAS LIVRES DE GELO NA MARGEM LESTE DO CAMPO DE GELO WARSZAWA, ILHA REI GEORGE, ANTÁRTICA MARÍTIMA. Revista Brasileira De Geomorfologia, 20(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v20i2.1433

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>