GEOMORFOLOGIA GRANÍTICA DO MACIÇO DE URUBURETAMA, CEARÁ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v20i2.1401

Palavras-chave:

Geomorfologia, Granito, Etchplanação.

Resumo

O Maciço de Uruburetama, localizado na porção norte do Estado do Ceará, apresenta uma forte relação estrutural com seu modelado, o que se evidencia na exposição de macroformas e microformas graníticas, cuja origem e desenvolvimento estão associadas, predominantemente, ao intemperismo seletivo, tanto em subsuperfície como na superfície topográfica, condicionado pelas características do substrato, seguida da remoção do manto de alteração. Dessa forma, o presente estudo classifica e descreve as diferentes feições geomorfológicas com granito aflorante na área de estudo. A metodologia utilizada teve como base pesquisa bibliográfica referente às teorias de evolução geomorfológica, com ênfase na teoria da etchplanação; revisão bibliográfica sobre a gênese e evolução de relevos graníticos; trabalhos de campo e levantamentos cartográficos. As principais formas de relevos graníticas encontradas podem ser divididas em macroformas associadas ao desenvolvimento de inselbergs e bornhardts, e microformas associadas com blocos graníticos (boulders, caos de blocos, nubbins, tors e castle koppies), com formas de dissolução (tafoni, alvéolos, karren, gnammas e flared slopes) ou de fraturamento (split rock e polygonal cracking). Tais feições exibem grande singularidade geomorfológica e constituem peças fundamentais na compreensão da evolução paleoclimática e geomorfológica regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Lopes de Sousa Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Geógrafa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos na UECE. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação (PROPGEO/UECE). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Cartografia e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise geoambiental, geomorfologia, cobertura vegetal e uso da terra, sensoriamento remoto, cartografia digital e sistemas de informações geográficas.

Downloads

Publicado

31-03-2019

Como Citar

Lima, D. L. de S., Bastos, F. de H., Cordeiro, A. M. N., & Maia, R. P. (2019). GEOMORFOLOGIA GRANÍTICA DO MACIÇO DE URUBURETAMA, CEARÁ, BRASIL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 20(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v20i2.1401

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>