ROCHAS DE PRAIA "BEACHROCKS" DA ILHA DO CABO FRIO - LITORAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - SUDESTE BRASILEIRO: GÊNESE E GEOCRONOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v18i2.909Palavras-chave:
rochas de praia, variação do nível relativo do mar, análise petrográficaResumo
Rochas de praia (beachrocks) marcam a linha de costa pretérita e a constituição sedimentar de paleopraias. Em ambiente de micro-marés definem com precisão a posição do nível médio do mar na ocasião do processo de litificação. O presente trabalho objetiva estudar os “beachrocks” da Ilha do Cabo Frio, Arraial do Cabo - Rio de Janeiro do ponto de vista geológico, geomorfológico, petrográfico e geocronológico. O método de trabalho constou de coleta de material, análise petrográfica e datação ao radiocarbono. Resultados obtidos sugerem que os “beachrocks” da referida ilha foram formados entre 11.900 a 3.800 cal anos A.P. Essas idades correspondem a condições de nível do mar abaixo do atual, no nível atual e acima do nível marinho em relação ao atual durante o Holoceno. Identificou-se através deste trabalho a passagem entre o Pleistoceno e o Holoceno no Estado do Rio de Janeiro, corroborando propostas de outros autores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.