CARACTERIZAÇÃO MORFOSSEDIMENTAR DOS EFEITOS DO EVENTO DE FLUXO DE SEDIMENTOS DE 2009 NA VILA DE SÃO VICENTE, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

Autores

  • Cláudio Eduardo Lana Universidade Federal de Ouro Preto
  • Raiane Soares Macedo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Izadora Rodrigues Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabrícia Benda Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v17i3.747

Palavras-chave:

evolução morfossedimentar, fluxos sedimentares, uso e ocupação

Resumo

Durante o verão de 2009 a região Sul do Espírito Santo foi assolada por fluxos de sedimentos ao longo de suas vertentes mais íngremes. A vila de São Vicente, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, se destacou neste contexto, tendo sido palco de deslizamentos de encostas e sistemática remobilização de depósitos pré-existentes, cujo efeito foi o soterramento parcial do distrito por um corpo sedimentar de proporções quilométricas. O presente trabalho define tecnicamente os limites espaciais da corrida e também classifica a entidade morfossedimentar gerada. Para tanto, lança-se mão de técnicas cartográficas e estratigráficas, as quais são integradas e confrontadas ao contexto geológico regional bem como a modelos análogos presentes na literatura especializada. Com a realização do estudo pretende-se fornecer as bases para o estabelecimento de critérios adequados de uso e ocupação na região, bem como para estudos mais aprofundados do fenômeno, envolvendo técnicas de alcance tridimensional como as geofísicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Eduardo Lana, Universidade Federal de Ouro Preto

Engenheiro Geólogo, Mestre e Doutor em Ciências Naturais pela Escola de Minas da Ufop. Professor fundador do curso de Geologia da Ufes. Atualmente é professor do curso de Engenharia Geológica da Ufop, onde também compõe o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais. Interesse em processos morfossedimentares em ambientes fluviais e de encosta.

Raiane Soares Macedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Geologia pela Ufes. Mestranda em Geologia pela UFMG.

Izadora Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Geologia pela Ufes.

Fabrícia Benda Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Engenharia de Agrimensura pela UFV, mestre em Geotecnia pela Uenf e doutora em Recursos Hídricos e Geoprocessamento pela Ufes. Compõe o quadro docente do curso de Geologia da Ufes. Tem interessem em pesquisas relacionadas a Geoprocessamento Aplicado.

Downloads

Publicado

01-09-2016

Como Citar

Lana, C. E., Macedo, R. S., Gomes, I. R., & Oliveira, F. B. (2016). CARACTERIZAÇÃO MORFOSSEDIMENTAR DOS EFEITOS DO EVENTO DE FLUXO DE SEDIMENTOS DE 2009 NA VILA DE SÃO VICENTE, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES. Revista Brasileira De Geomorfologia, 17(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v17i3.747

Edição

Seção

Artigos