CARACTERIZAÇÃO BATIMÉTRICA E FÍSICO-OCEANOGRÁFICA DO PORTO DE CABEDELO/PB, BRASIL: UMA ANÁLISE AMBIENTAL AO DERRAME DE ÓLEO

Autores

  • Luciana Sousa Frazão UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
  • Venerando Eustáquio Amaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v17i1.737

Palavras-chave:

batimetria, porto de cabedelo, derrame de óleo

Resumo

A região estudada do Porto de Cabedelo/PB é uma área passível ao derramamento acidental de óleo por apresentar um intenso tráfego de navios de grande porte. Nesse contexto, o principal objetivo deste estudo foi a utilização dos métodos geoestatísticos para analisar dados batimétricos (profundidade), físico-oceanográficos (correntes e ondas) e meteorológicos (ventos) do canal de acesso ao Porto de Cabedelo e sua bacia de evolução. Incluindo também ferramentas do Sensoriamento Remoto (imagens LANDSAT ETM+), para que as imagens, os mapas e os resultados obtidos sejam integrados em Sistemas de Informação Geográfica e utilizados como subsídio na elaboração de medidas e planos de contingência, que visem à proteção ambiental de áreas costeiras sob influência de instalações desse porte em casos de vazamentos acidentais de óleo na região. Como principais resultados destacam-se a elaboração de cinco cartas batimétricas com a profundidade em metros na escala de 1:2.000 no padrão da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), mostrando as principais morfologias submersas, para a bacia de evolução (local onde os navios atracam) e canal de acesso ao Porto de Cabedelo. A partir do diagrama de dispersão dos vetores de correntes da bacia de evolução do Porto de Cabedelo, pode-se observar como a corrente de maré sofre uma canalização devido ao canal do rio Paraíba do Norte e com sentido bidirecional provocado pelo efeito da maré (vazante e enchente) na bacia de evolução do Porto de Cabedelo, no sentido NW-SE e que a maior velocidade das correntes ocorre na baixa-mar. A caracterização meteorológica apresentou valores dentro das médias esperadas. A integração de produtos multifontes (mapas digitais e imagens de sensores remotos) mostrou-se eficiente para discriminar e realçar feições submersas, antes não perceptíveis nas imagens.

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Biografia do Autor

Luciana Sousa Frazão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

Atualmente cursando doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo na UFRN.

Venerando Eustáquio Amaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Ciências Exatas e da Terra

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Publicado

29-03-2016

Como Citar

Frazão, L. S., & Amaro, V. E. (2016). CARACTERIZAÇÃO BATIMÉTRICA E FÍSICO-OCEANOGRÁFICA DO PORTO DE CABEDELO/PB, BRASIL: UMA ANÁLISE AMBIENTAL AO DERRAME DE ÓLEO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 17(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v17i1.737

Edição

Seção

Artigos

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