USO DE ATRIBUTOS TOPOGRÁFICOS PARA PREDIÇÃO DE ÁREAS PROPENSAS A PERDA E A DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTO EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA DO PLANALTO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v16i3.733Palavras-chave:
Relevo, Escala, Atributos do Solo.Resumo
O papel do relevo em relação à distribuição espacial de sedimentos é de grande interesse em termos de gestão da paisagem. Neste trabalho foram extraídos atributos topográficos de modelos digitais de elevação (MDEs) gerados com dados de uma carta topográfica (CT) na escala 1:50.000 e, de um levantamento altimétrico utilizando um receptor GPS/GNSS Real Time Kinematic (RTK). Posteriormente, a base de dados que melhor representou as feições do terreno foi utilizada na tabulação cruzada de mapas para a predição dos locais propensos a perda e a deposição de sedimento em uma bacia hidrográfica do planalto do Rio Grande do Sul. A qualidade do mapa gerado foi testada utilizando atributos químicos do solo de amostras coletadas em 57 pontos da bacia hidrográfica. A utilização de atributos topográficos derivados do MDE–CT mostrou-se inadequada para avaliar áreas propensas a perda e deposição de sedimentos, pois a imagem matricial não descreveu os divisores da bacia hidrográfica, talvegues, elementos côncavos e convexos e os caminhos de fluxo. A utilização de atributos topográficos derivados do MDE–RTK discretizou satisfatoriamente às áreas propensas à perda e a deposição de sedimento por álgebra de mapas, apresentando correlação estatisticamente significativa com os atributos químicos do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.