É POSSÍVEL REDUZIR A TURBIDEZ DA ÁGUA EM BACIA RURAL POR MEIO DE IMPLANTAÇÃO DE CAIXAS DE INFILTRAÇÃO?

Autores

  • Márcia Cristina da Cunha UFPR-Universidade Federal do Paraná; UNICENTRO-Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.
  • Edivaldo Lopes Thomaz UNICENTRO-Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v16i4.725

Palavras-chave:

Uso da terra, conservação de água, erosão em estradas

Resumo

As estradas rurais são fontes de sedimentos em eventos pluviométricos causando a turbidez em canais fluviais. Uma técnica comum em muitos países para mitigar esse problema é a implantação de caixas de infiltração. Portanto o presente trabalho teve por objetivo analisar a redução de turbidez após a implantação de caixas de infiltração como medida de controle de sedimento em estradas rurais da Bacia do Rio das Pedras, Guarapuava, Paraná, Brasil. No estudo empregou-se a manipulação dos dados de chuva, vazão e turbidez. Esses dados foram disponibilizados em meio digital pela estação pluviométrica (chuva), estação fluviométrica (vazão) e Companhia de Saneamento do Paraná (turbidez), instaladas no município de Guarapuava. O período analisado foi de 6 anos (2000-2005), sendo que os anos 2000, 2001 e 2002 compreende períodos antes da implantação das caixas de infiltração e os anos 2003, 2004 e 2005 compreende períodos pós implantação das caixas de infiltração. Por meios dos resultados obtidos, verificou-se que houve uma redução de turbidez de 61,5% depois da implantação das medidas de controle de sedimentos. Concluímos que essa redução na turbidez pode ser um indicativo do efeito positivo das caixas de infiltração diminuindo também o custo de tratamento de água que abastece o município segundo informações fornecidas pela Companhia de Saneamento do Paraná, SANEPAR. Contudo, a falta de manutenção das caixas de infiltração resultou na perda gradual da sua eficácia no controle do aporte de sedimentos aos corpos hídricos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina da Cunha, UFPR-Universidade Federal do Paraná; UNICENTRO-Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná-UFPR, professora no departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO.

Edivaldo Lopes Thomaz, UNICENTRO-Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Professor Associado, Pesquisador do CNPq, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná-UNICENTRO.

Downloads

Publicado

31-10-2015

Como Citar

Cunha, M. C. da, & Thomaz, E. L. (2015). É POSSÍVEL REDUZIR A TURBIDEZ DA ÁGUA EM BACIA RURAL POR MEIO DE IMPLANTAÇÃO DE CAIXAS DE INFILTRAÇÃO?. Revista Brasileira De Geomorfologia, 16(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v16i4.725

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)