INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS GEOTÉCNICOS E HIDROLÓGICOS NA PREVISÃO DE ÁREAS INSTÁVEIS A ESCORREGAMENTOS TRANSLACIONAIS RASOS UTILIZANDO O MODELO TRIGRS

Autores

  • Fabrizio de Luiz Rosito Listo Departamento de Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia Física. Universidade de São Paulo.
  • Bianca Carvalho Vieira Departamento de Geografia. Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v16i3.665

Palavras-chave:

TRIGRS, Escorregamentos rasos, Serra do Mar.

Resumo

Em função da ocorrência de desastres naturais no Brasil, instaurou-se em 2012, a Lei Federal no 12.608 de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que incentiva medidas de previsão para conter desastres naturais e situações de risco. O uso de modelos matemáticos pode ser uma ferramenta extremamente objetiva no auxílio a redução das situações negativas geradas por escorregamentos, sobretudo em áreas topograficamente declivosas, como a Serra do Mar. O objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade das encostas utilizando-se o modelo TRIGRS em uma bacia piloto de Caraguatatuba (SP) na Serra do Mar, amplamente atingida por escorregamentos em 1967. Para isso, foram gerados dois cenários de estabilidade pelo modelo utilizando-se, no primeiro, valores geotécnicos e hidrológicos disponíveis na literatura e, no segundo, valores coletados in situ na própria área. Os mapas gerados pelo modelo foram validados por meio de dois índices percentuais, a Concentração de Cicatrizes e o Potencial de Escorregamentos, ambos retirados do mapeamento de cicatrizes de 1967. No comparativo entre os dois cenários utilizados, verificou-se que houve um comportamento distinto considerando dados secundários e obtidos em campo. Em ambos os cenários foi verificado uma concordância entre as cicatrizes e as áreas ínstáveis, mas houve uma diferenca na distribuição de classes de estabilidade. Este trabalho poderá auxiliar o poder público na definição de áreas de risco e no melhor planejamento ambiental e urbano (ex. práticas florestais e cortes de taludes para construção de estradas).

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Biografia do Autor

Fabrizio de Luiz Rosito Listo, Departamento de Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia Física. Universidade de São Paulo.

Doutorando em Geografia Física pela USP. É Mestre em Geografia Física (2011) pela USP, no qual foi bolsista FAPESP. Possui bacharelado (2007) e licenciatura plena (2008) em Geografia pela PUC-SP. É professor de nível superior e membro dos Grupos de Pesquisa "Processos Morfodinâmicos em Ambiente Tropical Úmido: Avaliação, Modelagem e Previsão" do Departamento de Geografia da USP e "Inovações Tecnológicas em Engenharia de Produção Civil" do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: processos morfodinâmicos (movimentos de massa); modelos de previsão; geotecnia; cartografia de risco; geoprocessamento e topografia. Recebeu em 2013 o prêmio Young Geomorphologists durante a 8th International Conference on Geomorphology realizada em Paris da International Association of Geomorphologists (IAG).

Bianca Carvalho Vieira, Departamento de Geografia. Universidade de São Paulo.

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado e Doutorado na área de Organização e Gestão Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRJ. Atualmente é professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. É responsável pelas disciplinas Geomorfologia I e Geomorfologia II na Graduação e "Movimentos de Massa: conceitos, fatores condicionantes e métodos de previsão no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física. Foi membro da Diretoria da União da Geomorfologia Brasileira entre 2004 e 2012 e do Comitê Executivo da International Association of Geomorphologists (IAG) entre 2009 e 2013. Recebeu em 2009 o prêmio Jean Tricart do Grupo Francês de Geomorfologia durante a 7th International Conference on Geomorphology.

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Publicado

30-09-2015

Como Citar

Listo, F. de L. R., & Vieira, B. C. (2015). INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS GEOTÉCNICOS E HIDROLÓGICOS NA PREVISÃO DE ÁREAS INSTÁVEIS A ESCORREGAMENTOS TRANSLACIONAIS RASOS UTILIZANDO O MODELO TRIGRS. Revista Brasileira De Geomorfologia, 16(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v16i3.665

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