LINEAMENTOS MORFOESTRUTURAIS COM BASE EM DERIVAÇÕES DE MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO (MDE-SRTM – SHUTTLE RADAR TOPOGRAPHY MISSION) NA DEPRESSÃO DO PIRAÍ, ESTADO DO PARANÁ, SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v16i1.615Palavras-chave:
Depressão do Pirai, lineamentos morfoestruturais, análise estrutural, dados TOPODATAResumo
Os estudos realizados visaram extrair lineamentos morfoestruturais de diferentes derivações de modelo digital do relevo do banco de dados TOPODATA, adquirido pela Shuttle Radar Topography Mission – SRTM. Os resultados foram comparados entre si e com dados de estudos precedentes que envolveram também imagens Landsat 7, objetivando comparar a eficiência dos métodos de extração de lineamentos. Utilizou-se como área teste a região da Depressão do Piraí, situada no Primeiro Planalto do Paraná, no contexto do Sistema de Riftes Cenozoicos do Sudeste do Brasil. A evolução da depressão está relacionada a estruturas rúpteis nas direções principais NE-SW, NW-SE e, subordinadamente, E-W, todas reativadas no Cenozoico. Os estudos precedentes haviam indicado a composição R (Red), G (Green), B (Blue) aplicada, respectivamente, sobre imagem I (transformada IHS intensity, hue, e saturation) e as bandas 7 e 5 do Landsat 7 como mais eficaz para o realce de lineamentos. Dando continuidade a esses trabalhos, comparou-se a eficácia de novas derivações do SRTM do banco TOPODATA, incluindo as variáveis altimetria, orientação das vertentes e curvatura horizontal. Os resultados dos testes ora efetuados mostraram que o uso da variável morfométrica altimetria adequadamente sombreada permite reconhecimento de maior número de lineamentos estruturais. Principalmente quando do uso da variável morfométrica curvatura horizontal, os testes em áreas selecionadas mostraram ainda realce da direção N-S, antes não detectada, possivelmente em decorrência de fatores de escala e geologia local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.