MORFOMETRIA E EVOLUÇÃO DO USO DO SOLO E DA VAZÃO DE MÁXIMA EM UMA MICRO BACIA URBANA

Autores

  • João Paulo Cunha Menezes Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Camila Silva Franco Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Luiz Fernando Coutinho de Oliveira Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Ricardo Parreira Bittencourt Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Matheus de Sá Farias Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Ronaldo Fia Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v15i4.597

Palavras-chave:

urbanização, escoamento superficial, gestão de recursos hídricos.

Resumo

O conhecimento dos atributos físicos de uma bacia hidrográfica é de suma importância para a identificação dos parâmetros que auxiliam no melhor gerenciamento dos recursos hídricos. Portanto, a caracterização morfométrica e a avaliação do uso do solo de uma bacia hidrográfica se torna uma ferramenta importante para gestão dos recursos hídricos, pois permite prever o grau de vulnerabilidade da bacia a fenômenos extremos como enchentes e inundações. Sendo assim, o presente trabalho pautou no uso das técnicas do geoprocessamento de imagens digitais para análise de atributos morfométricos e da mudança do uso do solo em uma micro bacia urbana no município de Lavras, MG, relacionando-os com a estimativa de vazão máxima como resposta a chuvas de alta intensidade. A análise dos dados e a interpretação dos resultados obtidos nas condições atuais da micro bacia hidrográfica permitiram concluir que o padrão de drenagem formado pelos cursos d’água caracteriza-se como dendrítico e de 4º ordem. A micro bacia do Ribeirão Vermelho possui a forma alongada, evidenciando um menor risco de cheias em condições normais de pluviosidade anual. O mapeamento e ocupação do solo de 2003 e 2013 indicou um aumento da área urbana em contraste com uma redução na área de pastagem, entretanto, não se observou alterações na vazão de pico entre estes anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Cunha Menezes, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Ciências Biológica pela Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari (2007) e mestrado em Produção Vegetal pelo Centro de Ciências Agrarias da Universidade Federal do Espírito Santo (2012), na linha de Planejamento e Manejo de Recursos Hídricos, atualmente é doutorando em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas. Atuou como professor do ensino médio e fundamental e atua como consultor na área de Gestão Ambiental. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Ecologia, além de experiência em levantamento de flora e fauna, gerenciamento de empreendimentos, licenciamento ambiental, elaboração de pareceres e lautos técnicos, elaboração de PRAD e PRTF, projetos de educação ambiental e arborização urbana.

Camila Silva Franco, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Sorocaba, atuação em Educação Ambiental e Caracterização física e química e avaliação do cilco de vida de Resíduos Sólidos urbanos e industriais. Mestre em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG, na linha de saneamento, projeto de dissertação em caracterização de resíduos sólidos domiciliares na região do Sul de Minas Gerais. Doutoranda em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG, na linha de saneamento, projeto de tese em tratamento de água em zonas rurais.

Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1986), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1992) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é professor Associado III do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, Bolsista em produtividade do CNPq, nível 2. Área de atuação: Engenharia de Água e Solo, Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos. Pesquisador associado ao grupo de pesquisa junto ao CNPq: Pedolgia e Qualidade Ambiental. Líder do grupo de pesquisa em Sanemaneto Ambiental. Orientações concuídas Doutorado (13) e Mestrado (10).

Ricardo Parreira Bittencourt, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Matheus de Sá Farias, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Ronaldo Fia, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Doutor em Engenharia Agrícola (Recursos Hídricos e Ambientais) pela UFV (2008), Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Engenharia Ambiental e Sanitária, atuando em cursos de graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas e Tecnologias e Inovações Ambientais nos seguintes temas: Qualidade de água; Tratamento de águas residuárias e resíduos sólidos agroindustriais e domésticos.

Downloads

Publicado

10-12-2014

Como Citar

Menezes, J. P. C., Franco, C. S., de Oliveira, L. F. C., Bittencourt, R. P., Farias, M. de S., & Fia, R. (2014). MORFOMETRIA E EVOLUÇÃO DO USO DO SOLO E DA VAZÃO DE MÁXIMA EM UMA MICRO BACIA URBANA. Revista Brasileira De Geomorfologia, 15(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v15i4.597

Edição

Seção

Nota Técnica