GEODÉSIA DE PRECISÃO APLICADA À ANÁLISE DA EVOLUÇÃO MORFODINÃMICA DE CURTO PRAZO NA ILHA BARREIRA DO CORTA CACHORRO, LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • André Luis Silva dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Venerando Eustáquio Amaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Marcelo Soares Teles Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v15i3.514

Palavras-chave:

Ilha Barreira, Morfodinâmica, Linha de Costa, Modelo Digital de Elevação

Resumo

Este trabalho apresenta a análise multitemporal da evolução da morfodinâmica sazonal da ilha barreira do Corta Cachorro localizada no litoral Setentrional do estado do Rio Grande do Norte (RN), Nordeste do Brasil, área de alta sensibilidade ambiental e sob a influência  de atividades socioeconômicas como o da indústria petrolífera, eólica, salineira e carcinicultura. A metodologia consistiu na comparação de linhas de costa (LC) e Modelos Digitais de Elevação (MDE) da ilha barreira, em escala trimestral, para obtenção de áreas e volumes de erosão/acreção e do fluxograma do balanço sedimentar. A análise dos mapas permitiu ainda identificar a orientação do transporte de sedimentos na LC e as implicações no balanço sedimentar. Os resultados mostraram que a ilha barreira apresentou balanço planimétrico positivo com 176.013m² de acreção, no entanto, o balanço volumétrico foi negativo em -554.367m³ de erosão. Isso demonstra que, apesar do ganho planimétrico, a ilha barreira tem sofrido redução no volume de sedimentos em escala sazonal de curta duração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor do Instituto Federal do Maranhão.

Especialista em Geoprocessamento

Venerando Eustáquio Amaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo e do Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Geólogo

Marcelo Soares Teles Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professor Doutor da Universidade do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Engenheiro Agrimensor

Downloads

Publicado

23-09-2014

Como Citar

Santos, A. L. S. dos, Amaro, V. E., & Santos, M. S. T. (2014). GEODÉSIA DE PRECISÃO APLICADA À ANÁLISE DA EVOLUÇÃO MORFODINÃMICA DE CURTO PRAZO NA ILHA BARREIRA DO CORTA CACHORRO, LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 15(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v15i3.514

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>