CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E SEDIMENTAR DA PLANÍCIE COSTEIRA DE MARICÁ (RIO DE JANEIRO)

Autores

  • André Luiz Carvalho da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Federal Fluminense
  • Maria Augusta Martins da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Jaciele da Costa Abreu Gralato Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carolina Pereira Silvestre Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v15i2.470

Palavras-chave:

Geomorfologia, sedimentologia, planície costeira, Maricá/RJ.

Resumo

A geomorfologia da planície costeira de Maricá (RJ) é caracterizada pela presença da imponente lagoa de Maricá e duas barreiras arenosas separadas entre si por uma série de pequenas lagunas isoladas e colmatadas. Este trabalho objetiva a caracterização geomorfológica e sedimentar deste litoral. A metodologia consistiu em levantamento topográfico de cerca de 4 quilômetros sobre as barreiras e planície lagunar, desde a praia até o reverso da barreira interna, com concomitante análise granulométrica de 55 amostras coletadas na superfície dos diversos ambientes da planície costeira. Os resultados mostram que este sistema costeiro é constituído por areias quartzosas grossas a médias, bem selecionadas, indicando que a formação e evolução da planície costeira ocorreu principalmente sob condições de alta energia. A barreira interna pleistocênica apresenta um relevo suavemente ondulado bastante desgastado, com alturas variando entre 5,4 e 9 metros acima do nível médio do mar. A barreira holocênica chega a alcançar 12 metros de altura onde as dunas são mais preservadas e se encontra, em grande parte, aplainada em decorrência da extração ilegal de areias e tráfego de veículos. A prática de off road sobre as dunas têm causado alterações na morfologia destas e destruído os ecossistemas costeiros. A variabilidade dos perfis topográficos de praia permite reconhecer o comportamento dinâmico da mesma ao longo dos cerca de 8 km de arco praial. A planície lagunar estreita-se para leste, chegando a desaparecer onde a barreira holocênica retrogradante se encontra com a barreira pleistocênica, em resposta a atual tendência de elevação do nível do mar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Carvalho da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UERJ,SG. Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Geologia e Geofísica Marinha pela UFF e graduação em Geografia pela UERJ (2003). Tem experiência nas seguintes áreas: geomorfologia e geologia costeira; geologia sedimentar; evolução costeira; erosão, dinâmica e sedimentologia de praias; intemperismo de rochas ornamentais; geologia e oceanografia da Antártica. Membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação (Mestrado em Geografia).

Maria Augusta Martins da Silva, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Geologia

Jaciele da Costa Abreu Gralato, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Geografia

Carolina Pereira Silvestre, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Geologia

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Carvalho da Silva, A. L., Silva, M. A. M. da, Gralato, J. da C. A., & Silvestre, C. P. (2014). CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E SEDIMENTAR DA PLANÍCIE COSTEIRA DE MARICÁ (RIO DE JANEIRO). Revista Brasileira De Geomorfologia, 15(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v15i2.470

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)