O USO DE PALEOSSOLOS E PERFÍS DE ALTERAÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE SUPERFÍCIES GEOMÓRFICAS REGIONAIS: O CASO DA SERRA DE ITAQUERI (SP)

Autores

  • Francisco Sergio Bernardes Ladeira
  • Marcilene dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v6i2.47

Resumo

Tradicionalmente, perfis de alteração foram empregados de maneira indistinta como evidência de superfícies geomórficas de dimensões regionais, fato atualmente questionado por diversos autores. Este trabalho discute as possibilidades e limitações deste procedimento utilizando-se de um exemplo correspondente aos materiais relacionáveis com a Forma- ção Itaqueri sobre a Serra de Itaqueri, nos municípios de São Pedro, Itirapina e Charqueada, no Estado de São Paulo. A Formação Itaqueri, de idade cenozóica, é composta por sedimentos depositados em ambientes de leques aluviais sob condições semi-áridas. As feições morfotectônicas e paleopedológicas remanescentes na área caracterizam uma evo- lução complexa, envolvendo mudanças climáticas significativas, pulsos de movimentação tectônica distintos e dife- rentes eventos deposicionais. A análise dos sedimentos e dos paleossolos indica dois eventos deposicionais em ambiente de leques aluviais alternados por períodos de clima mais úmido em que se desenvolveram dois perfis de alteração associados a distintas superfícies; o primeiro, um solo espesso, desenvolvido nos sedimentos associados ao primeiro evento deposicional, sendo atingido posteriormente por um processo de silicificação; o segundo, um perfil laterítico muito espesso, desenvolvido nos sedimentos associados ao segundo evento deposicional. Uma superfície erosiva bem marcada separa ambos materiais. Desta forma existem 3 superfícies geomórficas bem marcadas na área: uma associada à base dos depósitos da Formação Itaqueri que trunca as formações Botucatu e Serra Geral; outra associada ao desenvolvimento de espessos solos que foram silicificados, e outra associada ao desenvolvimento de um perfil laterítico, associada a um espesso ferricrete. Movimentações tectônicas cenozóicas soergueram e abateram a área sucessivamente, implicando inversão de relevo, destruição parcial dos sedimentos e dos paleossolos e posicionamento altimétrico diferenciado ao longo da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2005

Como Citar

Ladeira, F. S. B., & dos Santos, M. (2005). O USO DE PALEOSSOLOS E PERFÍS DE ALTERAÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE SUPERFÍCIES GEOMÓRFICAS REGIONAIS: O CASO DA SERRA DE ITAQUERI (SP). Revista Brasileira De Geomorfologia, 6(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v6i2.47

Edição

Seção

Artigos