COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITÚ/RS

Autores

  • Romario Trentin UFSM
  • Luís Eduardo de Souza Robaina UFSM
  • Claudinei Taborda da Silveira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v16i2.460

Palavras-chave:

parametrização da morfologia, bacia hidrográfica do rio Itu, atributos topográficos

Resumo

O presente trabalho apresenta a parametrização da morfologia do relevo, designada, por geomorfometria, por meio de equações aplicadas a modelos numéricos de representação altimétrica, os MDTs que derivam os atributos topográficos. A classificação é realizada por meio do cruzamento dos atributos gerados através de SIG e hierarquizados por meio de uma árvore de decisão baseado em valores pré-definidos, com base em conhecimento de campo prévio da área. Foram empregados quatro atributos topográfico: altimetria, declividade, perfil e plano de curvatura. Foram identificadas 24 unidades, reagrupadas em 12 compartimentos geomorfométricos, que constituem as unidades mais representativas da morfologia do relevo da bacia hidrográfica do rio Itu, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romario Trentin, UFSM

Possui graduação em Geografia, mestrado em Geografia e doutorado em Geografia (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias. Atuando principalmente nos seguintes temas:Bacia Hidrográfica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental.

Downloads

Publicado

27-06-2015

Como Citar

Trentin, R., Robaina, L. E. de S., & Silveira, C. T. da. (2015). COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITÚ/RS. Revista Brasileira De Geomorfologia, 16(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v16i2.460

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>