IMAGENS DO AQUA-MODIS APLICADAS À ESTIMATIVA E MONITORAMENTO DOS VALORES DE MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO NA PLATAFORMA CONTINENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Anderson Targino Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica.
  • Venerando Eustáquio Amaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geologia.
  • Marcelo Soares Teles Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v14i3.454

Palavras-chave:

AQUA-MODIS, Material Particulado em Suspensão, Principais Componentes.

Resumo

Este trabalho trata de medições das concentrações de Material Particulado em Suspensão (MPS) na plataforma continental do Rio Grande do Norte (RN), Nordeste do Brasil, entre os anos de 2003 a 2010, baseado em dados in situ comparados em tempo quase síncrono com imagens do sensor AQUA-MODIS. Após as correções geométrica e atmosférica aplicadas às imagens AQUA-MODIS foi encontrado um coeficiente de determinação superior a 75% entre 99 amostras in situ e as bandas de reflectância 645nm e 667 nm das imagens de satélite. As amostras foram validadas com 7 estações in situ independentes da amostragem total que exibiram desvio padrão médio de 0,35 mg/L com as imagens calibradas. A partir desse resultado, as imagens das concentrações de MPS foram geradas para toda a extensão da plataforma continental do RN (setores Oriental e Setentrional) para análise da distribuição geográfica e variação temporal do MPS. Mapas sinópticos com as séries climatológicas do modelo estimado de MPS para os anos de 2009 a 2012 mostraram as mudanças geográficas e sazonais com a influência dos fenômenos climáticos globais El Niño e La Niña. As Análises por Principais Componentes (PC) aplicadas às imagens apontaram de modo qualitativo as regiões com maior ou menor grau de variância e disponibilidade de MPS, assim como a correlação com trechos de hotspots de erosão costeira ao longo do litoral do RN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Targino Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica.

Técnico em Geologia e Mineração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2006), Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Mestre e Doutor em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Tem experiência e foco na área de Geociências, atuando principalmente com geotecnologias (SR e GNSS) aplicadas à análise e ao monitoramento ambiental.

Venerando Eustáquio Amaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geologia.

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), Mestre em Geologia Econômica pela Universidade de Brasília (1989) e Doutor em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo em cooperação com o Laboratoire de Dynamique de la Lithosphére da Université Claude-Bernard (UMR 5570) de Lyon, França (1998). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DG/UFRN), Responsável Técnico pelo Laboratório de Geoprocessamento (GEOPRO). Coordenador Geral desde 2001 da Rede Cooperativa Norte-Nordeste de Pesquisa no Monitoramento Ambiental de Áreas sob Influência da Indústria Petrolífera (Rede 05-PETROMAR, financiada pelo CTPETRO-FINEP/PETROBRAS/CNPq).

Marcelo Soares Teles Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

Marcelo Soares Teles Santos concluiu a Graduação em Engenharia de Agrimensura em 2003, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Mestrado em Geofísica em 2005, pela Universidade de São Paulo (USP), e o Doudorado em Ciência e Engenharia de Petróleo em 2011, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Suas principais áreas de interesse são: Geodésia Espacial (Posicionamento Geodésico e Altimetria por GPS), Geodésia Física e Gravimetria (Determinação e Avaliação de Geóide Gravimétrico), Modelagem Tridimensional (com uso de GPS/RTK e Laser Scanner 3D) e aplicações geodésicas na Implantação de Redes Geodésicas Tridimensionais e no Monitoramento Costeiro.

Downloads

Publicado

21-03-2014

Como Citar

Ferreira, A. T., Amaro, V. E., & Santos, M. S. T. (2014). IMAGENS DO AQUA-MODIS APLICADAS À ESTIMATIVA E MONITORAMENTO DOS VALORES DE MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO NA PLATAFORMA CONTINENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE DO BRASIL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 14(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v14i3.454

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>