MORFODINÂMICA FLUVIAL EM ÁREAS SEMIÁRIDAS: DISCUTINDO O VALE DO RIO JAGUARIBE-CE-BRASIL

Autores

  • Andréa Almeida Cavalcante Universidade Estadual do Ceará
  • Sandra Baptista da Cunha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v13i1.340

Palavras-chave:

Semiárido, Canais, Morfodinâmica

Resumo

O trabalho discute o funcionamento dos ambientes fluviais em regiões semiáridas, trazendo, como estudo de caso, um recorte espacial para o vale do Jaguaribe, Estado do Ceará. Na discussão são apresentadas questões sobre o barramento de cursos d’água e suas repercussões na morfodinâmica de canais. Para a realização do trabalho, foram utilizados dados do monitoramento de 11 (onze) estações distribuídas entre a barragem do Castanhão e a cidade de Jaguaruana, onde foram levantadas medições de vazão, concentração de sedimentos, largura e profundidade do canal. O perfil longitudinal foi feito a partir de dados de SRTM, utilizando o software ArcGis 9.3. Os resultados mostram que os processos fluviais são rápidos e intensos em regiões semiáridas, necessitando o aprofundamento de estudos diferenciados em relação àqueles realizados em regiões tropicais úmidas. No vale do Jaguaribe, os dados mostram que grandes barramentos mudam as condições morfológicas de jusante, entretanto, levam algum tempo para serem percebidas. Tais alterações são observadas à jusante das barragens de Orós, Várzea do Boi e Castanhão. A jusante da barragem do Castanhão as mudanças são menos perceptíveis, haja vista o tempo de construção da mesma (2002). Se morfologicamente as alterações provocadas por um barramento podem levar um tempo maior para serem visíveis, hidrológica e sedimentologicamente as variações podem ser vistas de modo mais rápido. Nesse sentido, altera-se principalmente as amplitudes de vazões que influenciam na redução de descarga sólida e, consequentemente, alteram padrões de canais a médio e longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Almeida Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente cursando Doutorado na Universidade Federal Fluminense, com estágio sandwich na Universidade do Texas-EUA. Área: Geomorfologia Fluvial.

Sandra Baptista da Cunha, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

13-08-2012

Como Citar

Cavalcante, A. A., & Cunha, S. B. da. (2012). MORFODINÂMICA FLUVIAL EM ÁREAS SEMIÁRIDAS: DISCUTINDO O VALE DO RIO JAGUARIBE-CE-BRASIL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 13(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v13i1.340

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.