EVOLUÇÃO DAS FEIÇÕES MORFOLÓGICAS DO RIO PARAGUAI NO PANTANAL DE CÁCERES - MATO GROSSO

Autores

  • Edenio Sebastião Faria Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Célia Alves de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Gustavo Roberto dos Santos Leandro Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Leila Nalis Paiva da Silva Andrade Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Carla Galbiati Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v13i4.299

Palavras-chave:

Pantanal, rio Paraguai, feições morfológicas

Resumo

O estudo objetivou verificar o processo de sedimentação no corredor fluvial do rio Paraguai entre o Furado do Touro e Passagem Velha, no município de Cáceres no Estado Mato Grosso, e avaliar a evolução das feições morfológicas da planície de inundação nos últimos 37 anos. O desenvolvimento do estudo seguiu algumas etapas: trabalhos de campo para instrumentação, monitoramento, coletas de sedimentos; mapeamento espaço temporal das feições morfológicas da calha e planície do rio Paraguai, utilizando-se de imagens MSS (LANDSAT 1) para o período entre 1973 e 2010 e análise granulométrica dos sedimentos. A evolução da calha variou entre 48,5 a 198,16 m. Nos sedimentos de fundo predominou (areia média), quanto à sedimentação na planície houve maior sedimentação de silte (variando entre 4.267,87 a 5.066,89 kg/m²).


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edenio Sebastião Faria Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduado em Geografia e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres - UNEMAT.

Célia Alves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora Adjunto do Departamento de Geografia e Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres - UNEMAT. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial - LAPEGEOF/UNEMAT.

Gustavo Roberto dos Santos Leandro, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres - UNEMAT. Mestrando pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial - LAPEGEOF/UNEMAT.

Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em Geografia e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres - UNEMAT. Integrante do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial - LAPEGEOF/UNEMAT.

Carla Galbiati, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Agronomia – Professora Adjunta do Departamento de Agronomia, UNEMAT e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNEMAT Cáceres/MT

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

Silva, E. S. F., Souza, C. A. de, dos Santos Leandro, G. R., da Silva Andrade, L. N. P., & Galbiati, C. (2013). EVOLUÇÃO DAS FEIÇÕES MORFOLÓGICAS DO RIO PARAGUAI NO PANTANAL DE CÁCERES - MATO GROSSO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 13(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v13i4.299

Edição

Seção

Artigos