ESTUDO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IVAÍ, PARANÁ, BRASIL

Autores

  • Manoel Luiz dos Santos professor da Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Eduardo Souza de Morais Geógrafo e Doutorando em Geografia pela UNESP-PP
  • Hélio Silveira professor da Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Fabio Corrêa Alves Aluno do bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá -UEM

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v14i3.286

Palavras-chave:

processos superficiais, bacia de drenagem, modelagem do escoamento superficial

Resumo

Mediante a  aplicação da equação proposta por Kirby (1976),  aliada a levantamento das variáveis físicas  da bacia do Ivaí, este trabalho se propõe a analisar o comportamento do escoamento superficial nessa importante bacia hidrográfica do estado do Paraná. Para tanto, foram levantadas as variáveis precipitação média anual, precipitação média por evento, capacidade de campo dos solos e evapotranspiração. Essas variáveis foram  espacializadas e analisadas com o suporte das características geológicas, geomorfológicas, pedológicas e climáticas da bacia hidrográfica. O resultado da análise foi integrado, em ambiente digital, em um Sistema de informação Geográfica, fornecendo uma carta síntese das taxas de escoamento superficial da bacia. O resultado mostra que no curso inferior da bacia hidrográfica, região do Arenito Caiuá (Kr), ocorrem as maiores taxas de escoamento superficial da bacia. Tal fato é atestado pela agressiva erosão que sofrem os solos desenvolvidos sobre estas litologias na região Noroeste do estado do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Luiz dos Santos, professor da Universidade Estadual de Maringá - UEM

professor orientador no Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia, na área de concentração de análise geoambiental. Participa em grupos de pesquisa nacionais e internacionais no estudo de grandes rios. Faz parte do Grupo de pesquisa multidisciplinar do ambiente -GEMA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Fluvial e Sedimentologia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos grandes rios brasileiros, nos seguintes temas: rio paraná, metais pesados, geomorfologia fluvial, depositos aluviais e recursos hídricos

Eduardo Souza de Morais, Geógrafo e Doutorando em Geografia pela UNESP-PP

Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Fluvial, Sensoriamento Remoto e Planejamento.

Hélio Silveira, professor da Universidade Estadual de Maringá - UEM

professor orientador no Programa de Mestrado da UEM. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia e climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia hidrográfica, cidade gaúcha, noroeste do paraná, solo.

Fabio Corrêa Alves, Aluno do bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá -UEM

Possui experiência nas seguintes áreas: geologia ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto;

Downloads

Publicado

21-03-2014

Como Citar

dos Santos, M. L., de Morais, E. S., Silveira, H., & Alves, F. C. (2014). ESTUDO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IVAÍ, PARANÁ, BRASIL. Revista Brasileira De Geomorfologia, 14(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v14i3.286

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)