INTERFERÊNCIA DO USO DA TERRA NAS INUNDAÇÕES DA ÁREA URBANA DO CÓRREGO DA SERVIDÃO, RIO CLARO (SP)

Autores

  • Isabel Cristina Moraes UNESP
  • Fabiano Tomazini Conceição UNESP
  • Cenira Maria L. Cunha UNESP
  • Rodrigo Braga Moruzzi UNESP

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v13i2.252

Palavras-chave:

Bacia hidrográfi ca, Drenagem urbana, Uso da terra, Inundações

Resumo

As primeiras populações foram fixadas próximas aos rios e com o crescimento destas e acréscimo de áreas impermeabilizadas, houve a supressão das áreas de várzea, alteração da dinâmica dos cursos d’água e, por conseguinte, ocorrência de inundações. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar a interferência do uso da terra nas inundações na área urbana da bacia hidrográfica do Córrego da Servidão, Rio Claro (SP), em diferentes cenários, ou seja, sem canalização deste córrego (1958), em cenário em que o córrego foi canalizado (1972) e no cenário atual (2006). Os resultados indicaram que o aumento da impermeabilização, pelo crescimento da cidade de Rio Claro, foi o responsável pelos primeiros eventos de inundação do município. O poder público vem realizando algumas obras de engenharia e transferindo grande parte dos problemas relacionados com as inundações para áreas a jusante, onde hoje as inundações ocorrem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Moraes, UNESP

Departamento de Planejamento, com atuação nas áreas de geomorfologia e SIG.

Fabiano Tomazini Conceição, UNESP

Geólogo - Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento,  com atuação nas áreas de geomorfologia, geologia e geoquímica de bacias hidrográficas.

Cenira Maria L. Cunha, UNESP

Geógrafa - Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento,  com atuação nas áreas de geomorfologia, mapeamento e SIG e zoneamento ambiental.

Rodrigo Braga Moruzzi, UNESP

Engenheiro Civil - Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento,  com atuação nas áreas de hidrologia e saneamento ambiental.

Downloads

Publicado

20-10-2012

Como Citar

Moraes, I. C., Conceição, F. T., Cunha, C. M. L., & Moruzzi, R. B. (2012). INTERFERÊNCIA DO USO DA TERRA NAS INUNDAÇÕES DA ÁREA URBANA DO CÓRREGO DA SERVIDÃO, RIO CLARO (SP). Revista Brasileira De Geomorfologia, 13(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v13i2.252

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)