Deteção de movimentos na camada basal da cobertura estacional da neve através de registadores de dados de inclinação no pico Cuiña (Serra de Ancares, NW da Iberia)
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v24i2.2355Palavras-chave:
Cobertura de neve, deslizamento de neve, avalanche, empuxo de neve, erosão da neveResumo
Na vertente nordeste do Pico Cuíña, Sierra de Ancares, a cobertura nevada estacional sofre movimentos basais que dão origem a uma intensa atividade geomorfológica. O movimento basal da cobertura de neve ocorre tanto em deslizamentos de neve como em avalanches rápidas. O principal objetivo desta investigação é desenvolver e testar um procedimento automático e contínuo para a deteção de movimentos de neve basal e resistência às forças de impulsão que permita a monitorização em vários pontos. O controle do movimento basal apresenta dificuldades, principalmente sob a forma de risco de danificação dos dispositivos de medição devido às
consideráveis forças de impulsão da neve e dos choques. A experiência foi realizada numa vertente rochosa de 28º de inclinação, em elevações entre 1.840 e 1.870 m. Os registradores automáticos de inclinação foram selecionados por sua autonomia e baixo custo. Eles foram programados para fazer uma medição a cada 12 minutos durante os meses em que o pacote de neve está ativo. Estes dispositivos são externos, mas eles tiveram que ser colocados em caixas hermeticamente de aço seladas, que são resistentes a impactos e pressões intensas. Os dados obtidos identificaram vários períodos de duração variável, de dias a semanas, com mudanças suaves e contínuas, atribuídas a eventos lentos de deslizamento de terra basal. Entretanto, na maioria dos registros há eventos de
atividade súbita com mudanças nos valores de inclinação atribuídos a avalanches rápidas. Os resultados são satisfatórios e respondem às observações no campo. O método é simples de implementar e barato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.