Morfodinâmica de praias estuarinas da costa leste da Ilha do Marajó, Amazônia Oriental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v24i3.2350

Palavras-chave:

praia, morfodinâmica, estuário, macromaré, Amazônia

Resumo

A zona costeira é um dos espaços geográficos mais vulneráveis no planeta, especialmente diante das mudanças climáticas em curso. Esta pesquisa teve como objetivo verificar as alterações morfológicas sazonais em praias da zona costeira amazônica, localizadas na maior ilha fluviomarinha do planeta (Ilha de Marajó). A metodologia consistiu na coleta de dados topográficos em Barra Velha (município de Soure-PA) e Praia Grande (município de Salvaterra-PA), amostragem de sedimentos superficiais e a classificação de estágios morfodinâmicos de praia. Barra Velha foi classificada como praia dissipativa (β < 2), com areias finas (2 a 3 ɸ) e tendência erosiva da estação seca a chuvosa. O contrário foi obtido para Praia Grande, cujo estado morfodinâmico foi de praia intermediária a refletiva (β > 3), com areias médias (1 a 2 ɸ) predominantes. Nesta praia, a variação sedimentar sazonal foi de -48 a 77 m3/m, mostrando sedimentação alternada nas partes superior e inferior dela. Em Barra Velha, a sedimentação foi mais uniforme (-30 a 48 m3/m). Conclui-se que houve menor mobilidade na largura da Praia Grande (ΔYb: 18 m), em comparação com Barra Velha (ΔYb: 38 m). Acredita-se que os resultados desta pesquisa podem contribuir no entendimento de particularidades morfossedimentares em praias estuarinas equatoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilanhe Almeida Ranieri, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Oceanografia, graduada na Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará.

Doutorado em Geologia obtido no Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará.

Professora Adjunta do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará.

Coordenadora do Laboratório de Oceanografia Geológica da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

11-09-2023

Como Citar

Sousa, M. B. P. de, & Ranieri, L. A. (2023). Morfodinâmica de praias estuarinas da costa leste da Ilha do Marajó, Amazônia Oriental. Revista Brasileira De Geomorfologia, 24(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v24i3.2350

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)