Morfopedologia: abordagem metodológica para estudos ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v24i00.2327

Palavras-chave:

Erosão, Planejamento Ambiental, Paisagem

Resumo

A morfopedologia é uma abordagem metodológica que integra aspectos da pedologia, litologia e relevo, relacionáveis às dimensões temporal e antrópica. Os objetivos deste artigo são: i) apresentar uma síntese da construção dos conceitos e métodos sobre morfopedologia, por meio de revisão bibliográfica; ii) identificar e analisar as publicações sobre morfopedologia no Brasil com auxílio de bibliometria; iii) testar a metodologia mais recente em uma microbacia rural-urbana. No exemplo apresentado, o roteiro metodológico permitiu identificar cinco compartimentos morfopedológicos homogêneos, de extremamente suscetíveis à não suscetíveis à erosão, e como os resultados vêm subsidiando o planejamento ambiental. A bibliometria foi realizada em três portais de busca, considerando o tipo da publicação, ano, autores, instituições, Estados e tipo de abordagem dada à morfopedologia. No levantamento bibliométrico, foram encontradas 95 publicações, de 2003 a 2022, a maioria nos estados de Mato Grosso, Goiás e Paraná, em formato de artigo; 47,4% abordaram a morfopedologia como ferramenta em diagnósticos para planejamento ambiental. Constatou-se que existem lacunas em estudos morfopedológicos no país, principalmente em áreas agrícolas e urbanas, tendo como unidade as microbacias, que podem se constituir em importantes ferramentas de diagnóstico e subsídio ao planejamento de uso do solo e de recuperação de áreas degradadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Maimoni de Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Ciências Biológicas pela UFMT (1991), especialista em Biologia de Ambiente Inundáveis pela UFMT (1995), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT (1997) e doutora em Ciências pela UFSCar (2007). De 1995-1998 foi chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Fund. Estadual de Meio Ambiente (MT, atual SEMA). Professora da UFMT-IB (substituta) por dois anos. Sócia-fundadora da empresa Aquanálise Análises de Água e Consultoria, onde atuou como gerente administrativa-financeira e responsável técnica de 2000 a 2014. Desde julho/2012 atua como professora do mestrado em Recursos Hídricos-UFMT, sendo bolsista Capes-PNPD de agosto de 2015 a julho de 2019; e pesquisadora associada desde jun/2017. Parte do pós-doutorado (12 meses) foi desenvolvida na School of Geography and Planning da Cardiff University (Reino Unido). Publicou três livros como organizadora e vários artigos em periódicos, anais e capítulos de livro. Orientou ou co-orientou alunos de mestrado, especialização e graduação. Membro-fundador do Observatório de Governança da Água. Atualmente desenvolve e orienta pesquisas e ministra aulas na pós-graduação relacionadas à governança e participação social na gestão ambiental; educação ambiental; gestão,planejamento e política de recursos hídricos; limnologia e comunidades aquáticas (macroinvertebrados bentônicos, zooplâncton, fitoplâncton) e qualidade da água; e estudos integrados em bacias hidrográficas.

Fernando Ximenes de Tavares Salomão, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo(1969), mestrado em Geologia Geral E de Aplicação pela Universidade de São Paulo(1984) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(1994). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Geociências, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Geomorfologia, Membro de corpo editorial da Revista Perspectiva Geográfica e Membro de corpo editorial da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Erosão, boçoroca, morfopedologia, geologia de engenharia.

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Figueiredo, D. M. de, & Salomão, F. X. de T. (2023). Morfopedologia: abordagem metodológica para estudos ambientais . Revista Brasileira De Geomorfologia, 24(00). https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v24i00.2327