GPR como ferramenta para estudo do controle estrutural do substrato rochoso no desenvolvimento de voçorocas: Gouveia, Espinhaço Meridional, MG, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v24i00.2323Palavras-chave:
Estrutura regolito, fatores geológicos e geomorfológicos, feições erosivas, técnicas de análise subsuperfícieResumo
O voçorocamento constitui, hoje, um problema ambiental grave em vários países, incluindo no Brasil. Esse processo erosivo encontra-se associado à diversas causas, entre elas, o uso e manejo inadequado da terra e às características naturais das vertentes, como o substrato rochoso, que nem sempre são observáveis em levantamentos usuais dos fatores de susceptibilidade à erosão. Neste trabalho, busca-se identificar e analisar a influência do arcabouço geológico e de elementos do relevo com o uso do radar de penetração no solo (GPR) como uma contribuição às abordagens de identificação dos fatores associados ao desenvolvimento das voçorocas. Os resultados do estudo de uma voçoroca em área de domínio dos granitoides na Serra do Espinhaço Meridional, município de Gouveia, MG, Brasil, cujo avanço a montante apresenta uma deflexão da sua orientação original de W-L, para SW-NE, sugerem influência de elementos estruturais no direcionamento da evolução. Também atuam fatores geomorfológicos através da ação do modelado do relevo, cujos processos expõem as rochas subjacentes e acentuam o poder erosivo do escoamento superficial e infiltração da água de chuva, através do aumento da inclinação das encostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.