Recuperação de voçorocas e de áreas degradadas, no Brasil e no mundo - estudo de caso da voçoroca do Sacavém - São Luís – MA
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v24i00.2306Palavras-chave:
erosão por voçorocas, recuperação de terras, monitoramentoResumo
Esse artigo aborda erosão por voçoroca, ao redor do mundo, chamando atenção das diversas formas de como recuperá-las. Em todas elas, técnicas de bioengenharia são apresentadas, assim como o sucesso e o baixo custo, quando aplicados. Além disso, esse artigo, destaca a necessidade de compreender como esse processo erosivo evolui nas encostas, as principais causas da formação das voçorocas e, consequentemente, o que fazer para mitigar esse processo geomorfológico. Finalmente, um exemplo de sucesso é apresentado, para São Luís, onde o monitoramento, usando técnicas tradicionais, e a recuperação da voçoroca, usando telas de buriti, que é uma palmeira local, provou que é possível, usando o conhecimento local, junto com o conhecimento acadêmico, recuperar uma voçoroca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.