Avaliação das técnicas de monitoramento de voçorocas: o exemplo da Região Metropolitana de Manaus-AM, na região amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v24i00.2302

Palavras-chave:

Monitoramento, Voçorocas, Vant, Feições de retrabalhamento, impactos ambientais

Resumo

Em Manaus, os estudos de voçorocas vêm sendo realizados desde meados da década de 90 do século XX em que vários deles utilizaram técnicas de monitoramento. Este artigo visa abordar e descrever as técnicas de monitoramento utilizadas nas voçorocas da Região Metropolitana de Manaus (RMM). A análise dos trabalhos permitiu constatar que os monitoramentos objetivaram, sobretudo, estimar as taxas de erosão e predizer sua evolução e de compreender seus mecanismos, processos e as consequências ambientais e sociais decorrentes.  E que as técnicas de monitoramento analisadas podem ser distribuídas em 4 grupos, quanto ao uso dos instrumentos: 1o) trena, bússola, ficha cadastral e croqui; 2o) poligonais planimétricas; 3o) imagens de satélite e do Google Earth; 4o) imagens de alta resolução espacial via veículos aéreos não tripulados (VANTs). Concluiu-se que a utilização de técnicas de monitoramento mais modernas, como o uso das imagens de VANTs, não necessariamente exclui o uso de procedimentos mais simples, como o uso das fichas cadastrais, trena e bússola e que a combinação de diferentes técnicas pode auxiliar no melhor detalhamento e caracterização morfométrica da voçoroca monitorada, assim como das feições secundárias envolvidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Fabio Sabbá Guimarães Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Mestrado (1998) e Doutorado (2008) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Laboratório de Análise e Tratamento de Sedimentos e Solos - LATOSSOLO/DEGEO-UFAM e do Laboratório de Geodinâmica Superficial - LAGES/DEGEO-UFAM. Vice-coordenador do Laboratório de Geografia Física. Líder do Grupo de Pesquisa Geografia Física da Amazônia. Membro docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFAM. Foi Chefe do Departamento de Geografia e Coordenador do Bacharelado em Geografia. Foi também editor da Revista GEONORTE. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física (Geomorfologia, Geomorfologia Fluvial, Pedologia e Clima Urbano), atuando principalmente nos seguintes temas: voçorocas (estudo, monitoramento e contenção), impactos ambientais (identificação e recuperação de áreas degradadas), movimentos de massa (deslizamentos, desmoronamentos, etc.), solos (descrição morfológica).

Armando Brito da Frota Filho, Secretaria Municipal de Educação

Graduado em Geografia, Licenciatura (2009-2013) e Bacharel (2014-2020), pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014-2016). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2017 - 2021). Possui experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia e Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacias Hidrográficas, geomorfologia de encostas, processos erosivos, vulnerabilidade erosiva, impactos ambientais, mudanças da paisagem e Geografia Física e Ensino. Atualmente faz parte de Rede Colaborativa Formação Continuada (RCFC) da SEMED-Manaus como professor formador do componente de Geografia para os Anos finais (Ensino Fundamental II). 

Downloads

Publicado

03-07-2023

Como Citar

Vieira, A. F. S. G., & Frota Filho, A. B. da. (2023). Avaliação das técnicas de monitoramento de voçorocas: o exemplo da Região Metropolitana de Manaus-AM, na região amazônica. Revista Brasileira De Geomorfologia, 24(00). https://doi.org/10.20502/rbg.v24i00.2302