Avaliação das técnicas de monitoramento de voçorocas: o exemplo da Região Metropolitana de Manaus-AM, na região amazônica
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v24i00.2302Palavras-chave:
Monitoramento, Voçorocas, Vant, Feições de retrabalhamento, impactos ambientaisResumo
Em Manaus, os estudos de voçorocas vêm sendo realizados desde meados da década de 90 do século XX em que vários deles utilizaram técnicas de monitoramento. Este artigo visa abordar e descrever as técnicas de monitoramento utilizadas nas voçorocas da Região Metropolitana de Manaus (RMM). A análise dos trabalhos permitiu constatar que os monitoramentos objetivaram, sobretudo, estimar as taxas de erosão e predizer sua evolução e de compreender seus mecanismos, processos e as consequências ambientais e sociais decorrentes. E que as técnicas de monitoramento analisadas podem ser distribuídas em 4 grupos, quanto ao uso dos instrumentos: 1o) trena, bússola, ficha cadastral e croqui; 2o) poligonais planimétricas; 3o) imagens de satélite e do Google Earth; 4o) imagens de alta resolução espacial via veículos aéreos não tripulados (VANTs). Concluiu-se que a utilização de técnicas de monitoramento mais modernas, como o uso das imagens de VANTs, não necessariamente exclui o uso de procedimentos mais simples, como o uso das fichas cadastrais, trena e bússola e que a combinação de diferentes técnicas pode auxiliar no melhor detalhamento e caracterização morfométrica da voçoroca monitorada, assim como das feições secundárias envolvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.