Avaliação hidrogeomorfológica: a aplicação do ihg em uma bacia hidrográfica da região metropolitana da Grande Vitória (ES)

Autores

  • Eberval Marchioro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alfredo Ollero Universidade de Zaragoza - Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v24i2.2244

Palavras-chave:

Geomorfologia, Hidrogeomorfologia, Rio

Resumo

Alterações hidrogeomorfológicas têm ocorrido ao longo de bacias hidrográficas com diferente magnitude e frequência. Em função disto, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade hidrogeomorfológica do curso principal do rio Duas Bocas, na Região Metropolitana da Grande Vitória (ES/Brasil) para o ano de 2019, subsidiando o planejamento e gestão ambiental de cursos fluviais. A base cartográfica utilizada para realização do trabalho foram o ortofotomosaico de 2019 e o MDE com resolução espacial de 5mx5m; a drenagem foi modificada do IEMA, e, por fim, reconhecimento e verificação em campo. Para a classificação hidrogeomorfológica do curso fluvial é utilizado a proposta de Ollero et al. (2009). Com base nas informações cartográficas, o rio principal foi subdividido em cinco setores com extensão 5,66 km. Os resultados apontam que o setor de número 1, foi classificado hidrogeomorfologicamente como muito bom, devido as condições geoambientais. Quanto ao setor 3, foi classificado como de transição (moderado). Salienta-se ainda que a urbanização, construção de estradas, pontes, açudes e atividades agropastoris, influenciaram para uma qualidade deficiente do setor 4 e muito ruim para o setor 5. O setor 2 também foi classificado como muito ruim, devido ao efeito do reservatório de Duas Bocas. Por fim, o método mostrou-se efetivo para a sua aplicação em regiões tropicais quentes e úmidas, incorporando o papel antrópico sobre os processos hidrogeomorfológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eberval Marchioro, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

13-05-2023

Como Citar

Marchioro, E., & Ollero, A. (2023). Avaliação hidrogeomorfológica: a aplicação do ihg em uma bacia hidrográfica da região metropolitana da Grande Vitória (ES). Revista Brasileira De Geomorfologia, 24(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v24i2.2244

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.