Caracterização morfológica e sedimentar do sistema praia-barreira arenosa e os efeitos das ondas de tempestade no litoral de Jaconé-Saquarema (RJ), Sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v23i2.2092Palavras-chave:
Planície costeira, dinâmica praial, sedimentologia, Jaconé-SaquaremaResumo
Os eventos de tempestade têm sido mais frequentes e intensos nas últimas décadas, provocando a destruição de construções e inundações ao longo da costa brasileira. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo a caracterização morfológica e sedimentar do sistema praia-barreira arenosa de Jaconé-Saquarema, assim como a identificação das áreas mais suscetíveis ao impacto das ondas de tempestade. A metodologia deste estudo contou com mapeamento da planície costeira; aquisição de 142 perfis topográficos; coleta de 78 amostras de sedimentos, para análise granulométrica e morfoscopia; e cálculo do volume emerso de sedimentos da praia. Os resultados mostram que a barreira holocênica apresenta uma altura entre 5,1 e 6,2 metros; a barreira pleistocênica, ligeiramente mais preservada, chega a alcançar 7,2 metros de altura, acima do nível médio do mar. A praia apresenta uma dinâmica elevada, resultado da intensa energia das ondas de tempestade e da interação destas com o costão no extremo oeste de Jaconé. Uma ligeira diminuição na energia é observada em direção a Saquarema, que apresentou as menores variações na largura e morfologia, reflexo da presença das rochas de praia de Jaconé, que interceptam parcialmente as ondas de tempestade neste trecho da costa. Os sedimentos que compõem o sistema praia-barreira são constituídos por areias quartzosas, moderadamente selecionadas, bem arredondadas a subangulares, com diminuição no tamanho dos grãos de oeste para leste, variando de areia muito grossa a média, respectivamente. No setor oeste, excepcionalmente, as rochas de praia atuam como uma barreira paralela à linha d’água permitindo a acumulação de areia fina e muito fina, mal selecionada, na praia, contrastando com a elevada dinâmica de ondas tão característica na área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Geomorfologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.