Dinâmica dos fundos das áreas de disposição de sedimentos dragados na Baía de Guajará, Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v23i1.1962

Palavras-chave:

mapeamento geomorfológico, hidrologia, geomorfologia

Resumo

Nos últimos anos aumentou o volume de sedimentos dragados em portos de todo o mundo, em função da necessidade de adequação e evolução do tamanho dos navios. Em meados de 1998, foram selecionadas quatro Áreas de Deposição de Sedimentos (ADS) para descarte de sedimentos provenientes de dragagens na região da Baía de Guajará, Belém, Pa. Para entender a dinâmica e distribuição dos sedimentos depositados nessas áreas, onde as correntes de fundo (2,10 m s-1) e a mesomaré (3,7 m) são bastante atuantes, foram utilizadas cartas náuticas do Porto de Belém, referentes aos anos de 1984, 1999, 2003 e 2010. A metodologia baseou-se na digitalização das cartas náuticas para análises multitemporais e geração de mapas da evolução batimétrica. Antes da dragagem (1984-1999) foi notado elevado assoreamento em diversos setores da baía. Durante o período de dragagem (1999-2003) houve estabilidade batimétrica sobre as ADS. Após as dragagens (2003- 2010) foi notado intenso aprofundamento. O descarte de sedimentos dragados no centro da baía alterou a dinâmica de transporte de sedimentos, resultando em rápido aumento da profundidade de bancos e canais. Estes resultados deverão contribuir para escolha de novas ADS nas próximas dragagens na Baía de Guajará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Corrêa Mendes, Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia- ITEC

Bacharel em Oceanografia, com mestrado em Engeharia naval, doutorando em Oceanologia.

Maâmar El- Robrini, Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências (IG)

Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordena o Grupo de Estudos Marinhos & Costeiros (GEMC/CNPQ). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Geológica.

Hito Braga de Moraes, Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia- ITEC

Graduação em Engenharia Civil, Especialização em Engenharia Naval, mestrado em Engenharia Oceânica, Doutorado em Engenharia Oceânica COPPE/UFRJ (2002) e Pós- Doutorado pela Universidade de Southampton na Inglaterra (2012). Fundador do curso de Graduação em Engenharia Naval da UFPA (2004).  Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica.

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Corrêa Mendes, C. A., El- Robrini, M., & Braga de Moraes, H. (2022). Dinâmica dos fundos das áreas de disposição de sedimentos dragados na Baía de Guajará, Pará, Brasil. Revista Brasileira De Geomorfologia, 23(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v23i1.1962

Edição

Seção

Artigos