Vulnerabilidade à erosão costeira em praias amazônicas e a ocupação populacional em áreas de riscos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v23i2.1951

Palavras-chave:

Praia, Erosão, Impactos

Resumo

A costa amazônica apresenta belezas naturais ainda bastante preservadas. Porém, em algumas áreas, consideradas como importantes polos turísticos, a ocupação humana acontece de forma desordenada, ocorrendo danos e prejuízos ocasionados pela erosão costeira. Este artigo mostra um estudo da vulnerabilidade e risco costeiro em 3 praias amazônicas do município de Marapanim/PA, através de observações in loco. Por meio de check-list de geoindicadores ambientais foi avaliado o grau de vulnerabilidade, de risco à população e de danos sobre as obras costeiras, assim como identificado as áreas prioritárias para planejamento socioambiental. Os resultados variaram bastante por haver muitas áreas preservadas em contraste com as não preservadas, sendo os índices de vulnerabilidade e risco mais elevados nas regiões centrais da praia de Crispim e de Marudá, decorrente da ação antrópica. Na praia de Santa Maria, os índices foram menores por estar localizada no interior do estuário de Marapanim. O trecho Crispim-Santa Maria exemplifica peculiaridades geomorfológicas e geográficas do litoral amazônico, como a pequena a moderada expansão urbana, porém em áreas de risco costeiro. Devido a consolidação urbana ainda ser baixa, planos de gestão podem ser elaborados para atender regiões parcialmente modificadas, de forma a promover uma ocupação ordenada e segura para os moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yago de Souza Negrão, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Oceanografia, graduado na Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará.

Herilene Chaves Sousa, Universidade Federal do Pará

Graduanda na Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará.

Bolsista do Laboratório de Oceanografia Geológica da Universidade Federal do Pará.

Leilanhe Almeida Ranieri, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Oceanografia, graduada na Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará.

Doutorado em Geologia obtido no Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará.

Professora Adjunta do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará.

Coordenadora do Laboratório de Oceanografia Geológica da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

Negrão, Y. de S., Sousa, H. C., & Ranieri, L. A. (2022). Vulnerabilidade à erosão costeira em praias amazônicas e a ocupação populacional em áreas de riscos. Revista Brasileira De Geomorfologia, 23(2), 1264–1284. https://doi.org/10.20502/rbg.v23i2.1951

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.