Estimativa do volume erodido e da taxa de retração em curto prazo na falésia marinha ativa da Barreira do Inferno com o uso de Laser Scanner Terrestre
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v22i3.1917Palavras-chave:
Erosão costeira, Hidrodinâmica, Formação BarreirasResumo
Este artigo intenciona estimar o volume erodido e a retração de curto prazo temporal (período de seis meses) na falésia marinha ativa da Barreira do Inferno localizada no Litoral Oriental do Estado do Rio Grande do Norte, com base no uso de Laser Escâner Terrestre (LT) e no georreferenciamento de nuvem pontos com Global Navigation Satellite Systems(GNSS). As varreduras do talude da falésia foram conduzidas em duas ocasiões, a primeira em 21/08/2016 (inverno austral) e a seguinte em 24/02/2017 (verão austral). As nuvens de pontos obtidas nesses levantamentos foram processadas nos softwaresCloudCompare, ArcMap, Surfer e Global Mapper, para a seleção de Modelos Digitais de Terreno (MDT) que melhor representassem as feições descritas na face da falésia em erosão, por meio dos métodos interpoladores espaciais: IDW, NN, Kriginge TIN. Nesta abordagem, a falésia marinha foi subdividida em cinco setores, de comportamentos erosivos distintos, para a avaliação do desempenho do MDT, da quantificação do volume erodido total e da taxa de retração, a partir da comparação entre os MDT e os perfis transversais gerados com as nuvens de pontos do LT. O método interpolador TIN dos softwaresCloudCompare eArcMapfoi o mais adequado para representação detalhada das irregularidades na superfície e das incisões basais no talude. A estratégia metodológica destacou ainda a relevância da avaliação da confiabilidade da nuvem de pontos quanto à presença de vazios de pontos no MDT, devido aos sombreamentos nas varreduras com LT, e são fontes de erros significativos no cálculo final volume erodido total e da taxa de retração. Os resultados indicaram que a falésia ativa apresentou volume erodido de 333 m³ no curto prazo e retração geral de 6±3,1cm nesse período, ou 12±6,2 cm/ano. Finalmente, este estudo confirma a aptidão do uso do LT acoplado a GNSS, com alta precisão e acurácia, na obtenção de resultados detalhados sobre os efeitos da erosão sobre falésias ativas submetidas à intensa dinâmica costeira do Nordeste brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.