CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE VOÇOROCAS A PARTIR DO USO EXPERIMENTAL DE LASER SCANNER TERRESTRE E VANT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v21i4.1880

Palavras-chave:

monitoramento de voçorocas, Laser Scanner Terrestre (LST), Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT)

Resumo

A pesquisa aplicada em Geomorfologia envolve coleta e análise de dados e se insere no planejamento, manejo e decisão sobre ocupação, produção, recreação e conservação. Nesse sentido, o uso de geotecnologias no estudo da erosão tem crescido e é preciso conhecer sua capacidade de contribuição. Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar potenciais metodológicos e analíticos que o uso de Laser Scanner Terrestre (LST) possui, combinado ao imageamento por VANT, para monitorar e diagnosticar a erosão por voçorocas. As técnicas foram utilizadas de maneira experimental, trazendo um debate das relações metodológicas possíveis, explicitando prós e contras de cada uma. Ambas oferecem variadas possibilidades analíticas. No presente trabalho, as características de cada equipamento revelaram resultados quantitativos, pelo uso do LST, e qualitativos, com o VANT. Nota-se a complementaridade entre as duas técnicas, contribuindo para os estudos sobre erosão linear. As imagens aéreas geradas pelo VANT permitiram verificar caminhos preferenciais e variação de acúmulo de material erodido, além de servir ao processamento de dados do LST. A partir da nuvem de pontos deste, foram calculados 2.240,34 m² de área da voçoroca, ou 0,22ha, e 20,34 m³ de volume de solo erodido. Pelos dados e cálculos obtidos, foi estimada uma taxa erosiva de 8,65 t·ha-1·ano para um período mínimo de atividade erosiva de 17 anos. O uso destas geotecnologias segue desafiador na Geomorfologia, principalmente na erosão por voçorocas. Sua tarefa é ampliar a compreensão dos processos, as variações de escala e desenvolver novas pesquisas, com maior detalhe e precisão, na busca por ações de controle mais eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Alves Soares Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro/LAGESOLOS

Bacharel, Mestre e Doutor em Geografia pela UFRJ entre 2010 e 2019. Atualmente é pesquisador associado do LAGESOLOS - Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos - UFRJ. Iniciará como pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG-UFRJ. Atua na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia e Erosão dos Solos, trabalhando ainda com Unidades de Conservação e Geotecnologias.

Antonio José Teixeira Guerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Departamento de Geografia

Professor Titular, PhD, Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFRJ. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, erosão dos solos, movimentos de massa, recuperação de áreas degradadas e gestão ambiental; geoconservação, geodiversidade e geoturismo.

Aluísio Granato de Andrade, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Embrapa Solos

Engenheiro Agrônomo (1988), Mestrado (1993) e Doutorado (1997) em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador da Embrapa Solos desde 1996, coordenando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de uso, manejo, conservação e recuperação do solo

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

Loureiro, H. A. S., Guerra, A. J. T., & Andrade, A. G. de. (2020). CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE VOÇOROCAS A PARTIR DO USO EXPERIMENTAL DE LASER SCANNER TERRESTRE E VANT. Revista Brasileira De Geomorfologia, 21(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v21i4.1880

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>