Confecção de um simulador de chuvas móvel como ferramenta de disseminação do conhecimento Geomorfológico e preservação de ambientes
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v22i4.1871Palavras-chave:
Simulador de chuvas, Geomorfologia, ErosãoResumo
Simuladores de chuvas são utilizados a tempos, apresentando diferentes configurações e propostas, normalmente ligados à compreensão da dinâmica hídrica. A degradação dos ambientes pela erosão hídrica resulta em diferentes passivos já conhecidos, que são potencializados pela falta de manejo adequado em ações antrópicas. O uso de simuladores de chuva aliado a parcelas experimentais de erosão, proporcionam ambiente capaz de expor dados relativos à dinâmica da água no solo de forma controlada, se tornando ferramenta de grande importância no processo de aprendizado e disseminação do conhecimento sobre a temática erosiva de solos. Desta maneira, este artigo tem por objetivo central promover a idealização de um simulador de chuvas simples e portátil, assim como parcelas de erosão, ambos de fácil mobilidade, expondo as bases necessárias para sua confecção e utilização em práticas voltadas à temática ambiental, a serem usados em escolas, feiras, congressos e demais lugares cuja temática se faz presente, contribuindo para disseminação do conhecimento e preservação de ambientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.